A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DE ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A)

Autores/as

  • Klebson Douglas da Silva Oliveira Centro Universitário FACOL
  • Maria José da Silva Neta Centro Universitário FACOL
  • Lindinalva Queiroz UNIFACOL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4621

Palabras clave:

Estágio. Gestão Escolar. Prática docente.

Resumen

Este apresenta como objetivo descrever e socializar as experiências vividas no curso de Pedagogia no cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado II - Gestão Escolar, na perspectiva e evidenciar as implicações educacionais que uma gestão democrática tem na formação do pedagogo inserido num campo de estágio. Observando e descrevendo seus desafios, vertentes e cotidianos desbravadores. Neste artigo, fizemos uma imersão no dia-a-dia de uma gestão escolar em uma instituição de ensino público, no município de Vitória de Santo Antão/PE. Enteando-se que cada escola e gestão tem suas especificidades. Com uma metodologia qualitativa-descritiva, questionamos em vários momentos se a inserção dos funcionários nas informações da escola estava atualizada, se há de fato uma gestão democrática que anda em várias direções, e não só fica no pedestal. Este trabalho envolve muita observação, intervenção e reflexão profunda sobre a prática docente frente à uma escola no formato de gestão.

Biografía del autor/a

Klebson Douglas da Silva Oliveira, Centro Universitário FACOL

Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro Universitário FACOL (UNIFACOL).  Professor Estagiário na Rede Municipal. E-mail: klebsonpedagogia@gmail.com.

Maria José da Silva Neta, Centro Universitário FACOL

Aluna do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário FACOL – UNIFACOL. E-mail: mariasegnorte@yahoo.com.br

Lindinalva Queiroz, UNIFACOL

Docente e Coordenadora das Práticas Pedagógicas do Curso de Pedagogia /– UNIFACOL. Mestra em Educação pelo - PPGEduC/CAA/UFPE. Especialista em Coordenação Pedagógica – UFPE. Especialista em Psicopedagogia com Aperfeiçoamento e Extensão Psicopedagogia e Clínica - UNIFACOL/PE. Educadora de Apoio – Rede Estadual/PE. Professora Aponsentada - Escada/PE. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7439145781525407.

Publicado

2022-03-31

Cómo citar

Oliveira, K. D. da S. ., Neta, M. J. da S. ., & Queiroz, L. . (2022). A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO DE ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 618–637. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4621