VISIBILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO — CASO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS VOLTADAS AOS CIDADÃOS E USUÁRIOS DOS CENTROS DE REFERÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4608Palabras clave:
Avaliação. Desempenho. CRAS. Administração pública. Usuários.Resumen
Discutir a necessidade de implantar alguma ferramenta à avaliação de desempenho em algum programa social, a exemplo dos Centros de Referência de Atendimento Social (CRAS) faz com que administração reflita sobre o valor gerado pelo seu desempenho e permite que sejam realizadas análises e mudanças (se necessário) dentro de uma proposta de gestão eficiente; todo programa social deve estar ancorado em noções de causalidade, ou seja, várias relações causais que indicam a geração de benefícios com algum processo, visando a transformação social desejada pelas interferências nas condições e na qualidade de vida dos usuários. Pela metodologia da pesquisa bibliográfica e na linha exploratória, consultando autores e produções a respeito do contexto que o tema encerra. Viu-se que, sim, é significativa a avaliação de desempenho sobre os serviços e ações que elevam, dentro do possível, a qualidade de vida das famílias/usuários em situação de vulnerabilidade, cujo artigo discorreu desde a rápida historicidade dos CRAS até a intervenção que confere ao tema uma forma de trabalhar melhores configurações tanto na gestão quanto na satisfação dos que dele dependem ou recorrem, o que é fundamental exercer essa articulação entre trabalho interno e resultados externos a partir do que a transparência na administração pública apregoa: tornar evidente as ações e reparar os erros/falhas para a possibilidade de eficiência.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY