VISIBILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO — CASO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS VOLTADAS AOS CIDADÃOS E USUÁRIOS DOS CENTROS DE REFERÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)

Autores/as

  • Carlos Renato Assumpção Goulart Uninter
  • Alex Sandro Duval Dias FAEL
  • Elisandro Fabiano Soares Vaz FAEL
  • Nelciane Mota Vaz Faculdade Anhanguera
  • Luís Claudio Marques Meneses Delpino Uninter
  • Carlos Maurício Lamego Unopar

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4608

Palabras clave:

Avaliação. Desempenho. CRAS. Administração pública. Usuários.

Resumen

Discutir a necessidade de implantar alguma ferramenta à avaliação de desempenho em algum programa social, a exemplo dos Centros de Referência de Atendimento Social (CRAS) faz com que administração reflita sobre o valor gerado pelo seu desempenho e permite que sejam realizadas análises e mudanças (se necessário) dentro de uma proposta de gestão eficiente; todo programa social deve estar ancorado em noções de causalidade, ou seja, várias relações causais que indicam a geração de benefícios com algum processo, visando a transformação social desejada pelas interferências nas condições e na qualidade de vida dos usuários. Pela metodologia da pesquisa bibliográfica e na linha exploratória, consultando autores e produções a respeito do contexto que o tema encerra. Viu-se que, sim, é significativa a avaliação de desempenho sobre os serviços e ações que elevam, dentro do possível, a qualidade de vida das famílias/usuários em situação de vulnerabilidade, cujo artigo discorreu desde a rápida historicidade dos CRAS até a intervenção que confere ao tema uma forma de trabalhar melhores configurações tanto na gestão quanto na satisfação dos que dele dependem ou recorrem, o que é fundamental exercer essa articulação entre trabalho interno e resultados externos a partir do que a transparência na administração pública apregoa: tornar evidente as ações e reparar os erros/falhas para a possibilidade de eficiência.

Biografía del autor/a

Carlos Renato Assumpção Goulart, Uninter

Formado em Gestão pública e ciências sociais com ênfase em sociologia. Instituições gestão pública pela Uninter e ciências sociais pela faculdade IBRA 

Alex Sandro Duval Dias, FAEL

Formado em gestão pública pela FAEL.

Elisandro Fabiano Soares Vaz, FAEL

Formado em gestão pública pela FAEL. 

Nelciane Mota Vaz, Faculdade Anhanguera

Formada em serviço social pela faculdade Anhanguera. 

Luís Claudio Marques Meneses Delpino, Uninter

Formado pela Uninter em gestão pública.

Carlos Maurício Lamego, Unopar

Formado em pedagogia pela intervale contabilidade pela Unopar e Recursos Humanos pela Claretiano. 

Publicado

2022-03-31

Cómo citar

Goulart, C. R. A. ., Dias, A. S. D. ., Vaz, E. F. S., Vaz, N. M. ., Delpino, L. C. M. M. ., & Lamego, C. M. . (2022). VISIBILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO — CASO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS VOLTADAS AOS CIDADÃOS E USUÁRIOS DOS CENTROS DE REFERÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 503–516. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4608