A COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM E O ACOMPANHANTE DURANTE O PERÍODO DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4602Palabras clave:
Equipe de enfermagem. Criança hospitalizada. Acompanhante. Comunicação.Resumen
A comunicação é uma tarefa importante e de relevância em qualquer período da vida. A sua eficácia garante melhor desempenho no processo do cuidar, no compartilhamento de conhecimentos e habilidades. Este trabalho possui como objetivo analisar na literatura como ocorre o processo de comunicação entre a equipe de enfermagem e o acompanhante durante a internação pediátrica, em estudos publicados no período de 2017 a 2020. Trata-se de uma Revisão de Literatura integrativa, descritiva, qualitativa, com finalidade de revisar, analisar e resumir resultados de estudos sobre o tema investigado. Foram realizadas buscas no portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), no período de 2017 a 2020. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizado como base à análise de conteúdo de Bardin. Foram selecionados 9 artigos para discussão, todos em português e no Brasil, escritos por profissionais de enfermagem e publicados predominantemente em revistas de enfermagem. Os artigos escolhidos analisaram de forma geral, como a comunicação interfere diretamente no cuidado prestado, e como sua ausência prejudica a compreensão das ações, segurança, e interação entre a equipe de enfermagem e acompanhante na recuperação da criança. A equipe de enfermagem mesmo com suas demandas e atribuições, deve ser preparada e treinada para as reais necessidades do processo, a fim de prestar uma assistência de qualidade, entendendo que o acompanhante é parte fundamental do cuidado.
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