A DELINQUÊNCIA JUVENIL EM ANGOLA: UM OLHAR PARA EDUCAÇÃO, DESIGUALDADES SOCIAIS E ECONÓMICAS DOS JOVENS, CASO DO MUNICÍPIO DO BAILUNDO

Autores/as

  • Mário Graça da Costa Universidade Internacional Iberoamericana do México
  • Esmael Tomás Kapiki Universidade José Eduardo dos Santos- Portugal
  • Adalziro João Djovany Jaime Kassoma Universidade José Eduardo dos Santos- Portugal
  • Arlindo da Costa Afonso Instituto Superior Politécnico Caála- Angola

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4105

Palabras clave:

Delinquência juvenil. Mortes. Prisões. Educação. Intervenção.

Resumen

O presente Artigo tem por objectivo, Compreender a situação actual da delinquência juvenil em Angola, olhando para Educação, Desigualdades Sociais e Económicas da Juventude, caso concreto do   Município do Bailundo, Terras de Ekuikui e Katiavala e Propor um programa de intervenção que vise prevenir e combater seriamente a delinquência juvenil, na referida circunscrição com vista a se manter a tranquilidade das comunidades nos  bairros do Município em estudo e outros. O mesmo tem como problema de investigação: Quais são as causas do índice elevado de delinquência juvenil no Município do Bailundo? O tipo de pesquisa foi bibliográfica, exploratória e descritiva de natureza quantitativa e qualitativa, tendo em vista as características da pesquisa, utilizou-se a metodologia de pesquisa – acção, por ser uma metodologia voltada para intervenção, desenvolvimento e mudança no âmbito de grupos, organizações e comunidades. É preciso haver um trabalho conjuntural e multidisciplinar para que se previna este problema. Conclui-se que, a causa principal da delinquência juvenil, é a desigualdade social, a falta de oportunidade, o desemprego, a falta de educação, a pobreza, o capitalismo e até mesmo a própria sociedade que anda deturpada, como consequência, esperando mortes e prisões. Como instrumento de recolha de dados, utilizou-se um questionário Ad Hoc bifásico com perguntas de múltiplas escolhas, publicado na plataforma Google forms, entrevistas e questionários manuais aplicados à líderes religiosos de alguns bairros, entidades tradicionais, líderes juvenis de diversos estratos da sociedade, líderes fazedores de opiniões no total de 65 participantes.

 

Biografía del autor/a

Mário Graça da Costa, Universidade Internacional Iberoamericana do México

Doutorando em Educação na linha de pesquisa em Organização e Gestão de Centro Educativos pela Universidade Internacional Iberoamericana do México – UNINI/MÉXICO;  Professor do Instituto Superior Politécnico Caála – Angola -  Huambo. Mestre em Educação na  Especialidade  de Organização e Gestão de Centros Educativos pela Universidade Europeia de Atlântico – Espanha; Pós - Graduado em Pedagogia e Gestão de Projectos pela UJES (pós Lato Sensu);  Pós – Graduado em Administração Autárquica pelo Instituto de Cooperação Jurídica  da Universidade de Lisboa em parceria com a Faculdade de Direito da  UJES (pós Lato Sensu); Licenciado em Engenharia Informática e Computadores pela Universidade José Eduardo dos Santos – Angola; Membro efectivo da Ordem dos Engenheiros de Angola com Cédula Profissional n.º 3484; Membro do grupo de investigação MASUNINI-BR; Email: mario.graca@doctorado.unini.edu.mx; ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6667-9576.

Esmael Tomás Kapiki, Universidade José Eduardo dos Santos- Portugal

Mestrando em Jurídico- forense  pela Universidade José Eduardo dos Santos em cooperação com Instituto de Cooperação Jurídica  da Universidade de Lisboa;  Licenciado em Psicologia pela Universidade Agostinho Neto, Licenciado em Direito pela Universidade José Eduardo dos Santos - Advogado de Profissão, Chefe de Departamento de Ensino e Investigação do Curso de Direito do Instituto Superior Politécnico Caála, Professor Universitário.

Adalziro João Djovany Jaime Kassoma, Universidade José Eduardo dos Santos- Portugal

Graduando em Economia pela Universidade Autónoma de Lisboa, Bacharel em Engenharia Informática e Computadores pela Universidade José Eduardo dos Santos. Email: adalzirodjovany@gmail.com.

Arlindo da Costa Afonso, Instituto Superior Politécnico Caála- Angola

PhD em Neurociências pela Universidade do Extremo Sul Catarinense; Mestre em Neurociências pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Licenciado em Psicologia pela UAN-Angola: Professor Auxiliar do ISP-Hbo; Director Adjunto do Instituto Superior Politécnico Caála para Área Científica e Pós-graduação – Angola. Email: arliston.afonso@gmail.com; ORCID:https//ocid.org/0000-0003-0592-0378.

Publicado

2022-02-28

Cómo citar

Costa, M. G. da ., Kapiki, E. T. ., Kassoma, A. J. D. J. ., & Afonso, A. da C. . (2022). A DELINQUÊNCIA JUVENIL EM ANGOLA: UM OLHAR PARA EDUCAÇÃO, DESIGUALDADES SOCIAIS E ECONÓMICAS DOS JOVENS, CASO DO MUNICÍPIO DO BAILUNDO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 37–61. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4105