PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS: NOVAS PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Michele da Rosa Scholant Simões Universidade Pública de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.3757

Palabras clave:

Inclusão escolar. Surdez. Intérprete de Língua Brasileira de Sinais.

Resumen

Introdução: Este artigo focaliza uma experiência de inclusão de aluno surdo em escola regular, com a presença de intérprete de língua de sinais. Apresentando os problemas que ocorrem no espaço escolar, sobre a surdez e sobre suas implicações educacionais, dificuldades com adaptações curriculares e estratégias de aula, exclusão do aluno surdo de atividades. Objetivo: Pretende-se contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades e buscando uma atitude educacional responsável. Metodologia: Trata- se de uma revisão e literatura, com embasamento em materiais publicados sobre o assunto: livros, artigos científicos, publicações periódicas e materiais disponíveis na internet nos seguintes bancos de dados: dados PUBMED, MEDLINE e SCIELO abordando os escritores relacionados ao tema. Conclusão: Conclui-se que a inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, é necessário que a escola e a sociedade sejam inclusivas, assegurando igualdade de oportunidades a todos os alunos e contando com professores capacitados e compromissados com a educação de todos.

Biografía del autor/a

Michele da Rosa Scholant Simões, Universidade Pública de Pelotas

Médica veterinária. Doutora em melhoramento genético pela Universidade Pública de Pelotas- UFPEL. 

Publicado

2021-04-29

Cómo citar

Simões, M. da R. S. . (2021). PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS: NOVAS PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 1038–1057. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.3757