UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DE ATIKUM SALGUEIRO

Autores/as

  • Jailson da Silva Souza Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3103

Palabras clave:

Indígenas. Atikum. Educação. Desafios.

Resumen

 Este artigo busca discutir a importância da Educação Escolar Indígena no processo de fortalecimento dos saberes específicos e diferenciados. Quando os povos indígenas afirmam que a educação escolar indígena é um grande desafio, a razão principal não é o desconhecimento de procedimentos didáticos ou de conteúdos curriculares, mas sim o fato que a lógica de organizações da escola contraria a lógica de vida destas culturas, a seguinte pesquisa justifica-se em formar e conscientizar os indígenas a serem protagonistas dos seus próprios saberes, pois a educação colonizadora tem como objetivo manipular, integrar e apagar da memória dos povos indígenas suas identidades, fazendo com que os povos originários tornem-se iguais à sociedade envolvente. O objetivo do artigo é valorizar os conhecimentos tradicionais do povo Atikum sendo conhecedores da sua própria história. Com a luta e resistência dos mais velhos, pela garantia dos direitos aos reconhecimentos nacionais negados há muitos séculos. A iniciativa foi usar o ensino a seu favor, pois desta maneira estariam aprendendo a se defender através da oralidade. Entendemos que a educação indígena aprende-se na comunidade.

Biografía del autor/a

Jailson da Silva Souza, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Graduando do curso de letras pela fachusc - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central.

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

Souza, J. da S. . (2021). UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DE ATIKUM SALGUEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 765–781. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3103