ALFABETIZAÇÃO NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Cleidiane Gonçalves da Silva Universidade Norte do Paraná
  • Cristiane Moraes Pimentel Universidade Federal de Mato Grosso
  • Eliane Maria de Lima Paixão Instituto Cuiabano de Educação
  • Jucilene Pinto de Campos Faculdade Afirmativo
  • Sandra Aparecida Nogueira Faculdade das Águas Emendadas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2855

Palabras clave:

Concepções. Práticas. Alfabetização. Escrita.

Resumen

Este artigo teve como objetivo identificar conceitos e práticas de letramento, analisando seus efeitos na apropriação da linguagem escrita por crianças alfabetizadas. Verificamos que o trabalho pedagógico do alfabetizador favorece a apropriação do sistema de escrita de seus alunos, porém, enfatiza a necessidade de uma prática pedagógica que conceba a alfabetização como um processo construtivo, que permite às crianças conviver com a prática da leitura social e escrita.

Biografía del autor/a

Cleidiane Gonçalves da Silva, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil com Ênfase nos Anos Iniciais pela Faculdade FAIPE

Cristiane Moraes Pimentel, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Especial e Inclusão pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC.

Eliane Maria de Lima Paixão, Instituto Cuiabano de Educação

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Mato-grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Jucilene Pinto de Campos, Faculdade Afirmativo

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo.

Sandra Aparecida Nogueira, Faculdade das Águas Emendadas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Publicado

2021-11-10

Cómo citar

Silva, C. G. da . ., Pimentel, C. M. ., Paixão, E. M. de L. ., Campos, J. P. de ., & Nogueira, S. A. . (2021). ALFABETIZAÇÃO NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2504–2512. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2855