O ENSINO DE DIREITOS HUMANOS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

Autores/as

  • Anderson de Souza Magalhães Universidade do Estado do Amazonas
  • Fernando Yukio Miyadaira Polícia Militar do Amazonas
  • Denison Melo de Aguiar UniSalento

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23355

Palabras clave:

Direitos Humanos. Formação policial. Transversalidade. Polícia Militar do Amazonas.

Resumen

O ensino de Direitos Humanos no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Amazonas configura-se como elemento estruturante para a consolidação de uma polícia cidadã, alinhada ao Estado Democrático de Direito e sensível às especificidades amazônicas. Este estudo qualitativo, descritivo-analítico, tem como objetivo geral realizar a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC-CFO, 2025), a Matriz Curricular Nacional da SENASP (2014), o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2018) e o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3, 2009).​ A pesquisa identifica avanços expressivos na integração transversal dos Direitos Humanos, distribuídos por diversas disciplinas que conectam princípios éticos às competências operacionais, superando enfoques fragmentados tradicionais. Essa abordagem interdisciplinar enriquece a formação, promovendo sensibilidade intercultural e respeito à dignidade humana em contextos plurais, como comunidades indígenas e tradicionais da Amazônia.​ Os resultados revelam convergência com diretrizes nacionais, posicionando o curso como referência na modernização pedagógica da segurança pública, com ênfase em práticas democráticas e humanistas. A transversalidade fortalece a legitimidade social das ações policiais, preparando oficiais para desafios éticos contemporâneos.​ As considerações finais destacam esses progressos como marco evolutivo, estabelecendo bases para pesquisas futuras sobre impactos empíricos da formação e metodologias inovadoras em academias policiais. O trabalho contribui para o diálogo acadêmico sobre educação integral em segurança pública.

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Biografía del autor/a

Anderson de Souza Magalhães, Universidade do Estado do Amazonas

Concludente do curso de Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Policial Militar. Engenheiro Florestal. Pós-graduando em Segurança Pública. 

Fernando Yukio Miyadaira, Polícia Militar do Amazonas

Major da Polícia Militar do Amazonas. Bacharel em Direito. Subcomandante da Curso de Formação de Soldados.

Denison Melo de Aguiar, UniSalento

Pós-Doutor UniSalento (Itália-2024), Doutor em Direito. Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGD/ UFMG). Mestre em Direito Ambiental pelo Programa de Pós- Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (PPGDA/ UEA). Advogado. Graduado em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Professor de ensino superior do curso de Direito da UEA. Professor da Academia de Polícia Militar do Amazonas (APM-PMAM). Professor de ensino superior do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). Coordenador da Clínica de Mecanismos de soluções de Conflitos (MArbiC/UEA). Coordenador da Clínica de Direito e Cidadania LGBTI (CLGBTI/UEA). Coordenador da Clínica de Direito dos Animais (YINUAKA-UEA). Editor-chefe da Revista Equidade. Integrante do Grupo de pesquisa Desafios do Acesso aos Direitos Humanos no Contexto Amazônico da Escola Superior da magistratura do Amazonas (ESMAM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, cidadania e Direitos Humanos (PPGSP/UEA). 

Publicado

2025-12-16

Cómo citar

Magalhães, A. de S., Miyadaira, F. Y., & Aguiar, D. M. de. (2025). O ENSINO DE DIREITOS HUMANOS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5412–5429. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23355