PROPAGANDA ELEITORAL NAS REDES SOCIAIS: MECANISMOS UTILIZADOS PELO PODER JUDICIÁRIO PARA ESTABELECER O EQUILÍBRIO DO SUFRÁGIO

Autores/as

  • Maria Helena Matias Martineli Faculdade Santo Antônio
  • Terciana Cavalcanti Soares Faculdade Santo Antônio

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23348

Palabras clave:

Propaganda eleitoral. Redes sociais. Poder judiciário. Fake News.

Resumen

O presente artigo apresenta pesquisa sobre a propaganda eleitoral no Brasil no âmbito das redes sociais, trazendo as principais legislações acerca do tema, bem como sua  ascensão como  principal forma de divulgação política e meio de conexão com o eleitor.  O trabalho também expõe os mecanismos utilizados pelo judiciário para fiscalizar e punir as fake news. A pesquisa se dará por meio da metodologia bibliográfica, de livros, artigos científicos do tema,bem como da análise da legislação vigente, e jurisprudências. Busca expor a nova realidade das propagandas eleitorais utilizando-se da forma virtual como meio de comunicação e identificar os mecanismos utilizados pelo poder judiciário para estabelecer o equilíbrio do sufrágio.

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Biografía del autor/a

Maria Helena Matias Martineli, Faculdade Santo Antônio

Graduanda no curso de Direito pela Faculdade Santo Antônio.

Terciana Cavalcanti Soares, Faculdade Santo Antônio

Professora orientadora  da Faculdade Santo Antônio. Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco - PUC ; Especialização na Universidade Federal de Pernambuco em Processo Civil e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Paulista Salesiana. 

Publicado

2025-12-10

Cómo citar

Martineli, M. H. M., & Soares, T. C. (2025). PROPAGANDA ELEITORAL NAS REDES SOCIAIS: MECANISMOS UTILIZADOS PELO PODER JUDICIÁRIO PARA ESTABELECER O EQUILÍBRIO DO SUFRÁGIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3616–3632. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23348