O PAPEL EDUCATIVO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM COMO MEIO DE GARANTIR AOS PACIENTES PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA A ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E NÃO-MEDICAMENTOSO

Autores/as

  • Kethley Karoline Furtado da Silva de Souza Centro Universitário Redentor
  • Erika de Fátima Magno Machado Centro Universitário Redentor
  • Kyssila Daineze Pinto da Silva Centro Universitário Redentor
  • Basílio Magno Francisco Rodrigues da Silva
  • Ely de Almeida Glória Filho Centro Universitário Redentor

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2276

Palabras clave:

Educação em enfermagem. Adesão. Tratamento medicamentoso.

Resumen

A hipertensão arterial (HA) é um grave fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, caracterizando-se como importante doença na área da saúde pública. O tratamento da HA consiste na terapia medicamentosa e tratamento não-medicamentoso ou mudança no estilo de vida. Teve por objetivo apresentar a importância da equipe de enfermagem na aderência ao tratamento por parte dos pacientes portadores de HAS. Trata-se de um estudo qualitativo, de revisão sistemática da literatura dos últimos anos. A educação em saúde adequada para os pacientes hipertensos garante aos pacientes maiores chances de aderirem ao tratamento e ter consequente redução de riscos.

Biografía del autor/a

Kethley Karoline Furtado da Silva de Souza , Centro Universitário Redentor

Bacharelado em Enfermagem - Centro Universitário Redentor.

Erika de Fátima Magno Machado , Centro Universitário Redentor

Bacharelado em Enfermagem - Centro Universitário Redentor.

Kyssila Daineze Pinto da Silva , Centro Universitário Redentor

 Bacharelado em Enfermagem - Centro Universitário Redentor.

Basílio Magno Francisco Rodrigues da Silva

 Bacharelado em Enfermagem - Centro Universitário Redentor.

Ely de Almeida Glória Filho , Centro Universitário Redentor

Bacharelado em Enfermagem - Centro Universitário Redentor.

Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Souza , K. K. F. da S. de ., Machado , E. de F. M. ., Silva , K. D. P. da ., Silva , B. M. F. R. da . ., & Glória Filho , E. de A. . (2021). O PAPEL EDUCATIVO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM COMO MEIO DE GARANTIR AOS PACIENTES PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA A ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E NÃO-MEDICAMENTOSO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 718–733. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2276