VERDADE REAL VS. LEGALIDADE PROBATÓRIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA ADMISSÃO DE PROVAS ILÍCITAS NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO

Autores/as

  • Vinícius Oliveira Behrmann Faculdade de Ilhéus
  • Thyara Gonçalves Novais Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22527

Palabras clave:

Verdade real. Provas ilícitas. Processo penal. Garantias constitucionais.

Resumen

O presente artigo busca analisar a tensão existente entre a busca pela verdade real e a vedação constitucional da admissão de provas ilícitas no processo penal brasileiro. A pesquisa parte da hipótese de que a utilização de provas ilícitas, mesmo sob o argumento de alcançar a verdade, representa afronta a direitos fundamentais como o contraditório, a ampla defesa e a segurança jurídica. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico, com base em doutrina, legislação e jurisprudência. O estudo evidencia que a busca pela verdade real deve ocorrer dentro dos limites legais e constitucionais, garantindo um processo penal justo e imparcial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinícius Oliveira Behrmann, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior de Ilhéus.

Thyara Gonçalves Novais, Faculdade de Ilhéus

Orientadora: Advogada, Mestra e Docente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior de Ilhéus.  

Publicado

2025-11-24

Cómo citar

Behrmann, V. O., & Novais, T. G. (2025). VERDADE REAL VS. LEGALIDADE PROBATÓRIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA ADMISSÃO DE PROVAS ILÍCITAS NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6961–6969. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22527