UMA ABORDAGEM DOS ENTRAVES/DESAFIOS PARA EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores/as

  • Cristina da Anunciação da Silva Assis UNEB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22461

Palabras clave:

Lei 10.639/2003. Educação antirracista. Relações étnico-raciais. Desafios escolares.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a lei 10.639/2003 e sua aplicabilidade no cotidiano escolar e evidencia que, embora haja iniciativas significativas, como projetos interdisciplinares, atividades culturais e o uso de obras literárias de autores afro-brasileiros, a efetividade da lei ainda é limitada por barreiras estruturais, pedagógicas e institucionais, enfrentando desafios e resistências de múltiplas ordens. Aponta, através de reflexões teóricas, as dificuldades da efetivação da lei no cotidiano escolar, marcado por práticas discriminatórias, exclusão social, desigualdades e hierarquias de poder dominantes, e que, superar as resistências estruturais requer compromisso coletivo e ações que garantam a sustentabilidade e a profundidade das práticas antirracistas.

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Biografía del autor/a

Cristina da Anunciação da Silva Assis, UNEB

Mestrado em História Regional e Local, Professora de História do Ensino Médio da rede pública estadual, Universidade do estado da Bahia UNEB, DCH, Campus. Estudo da evasão escolar no ensino médio integrado.

Publicado

2025-11-22

Cómo citar

Assis, C. da A. da S. (2025). UMA ABORDAGEM DOS ENTRAVES/DESAFIOS PARA EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6523–6532. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22461