ENTRE SABERES E TECNOLOGIAS: A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADOR NA EDUCAÇÃO HISTÓRICA

Autores/as

  • Edriana Alves de Freitas Veni Creator Christian University
  • Rúbia Kátia Azevedo Montenegro Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22424

Palabras clave:

Currículo integrador. Metodologias ativas. Formação docente.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância de um currículo integrador e flexível frente às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de História, destacando as contribuições das metodologias ativas para a formação de sujeitos críticos e protagonistas do processo de aprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica, fundamenta-se em autores como Sandre (2018), Souza (2020), Oliveira (2011), Araújo e Maciel (2015), Soares (2024), Silva, David e Mantovani (2016), entre outros, cujas reflexões abordam a relação entre práticas pedagógicas, cultura digital e inovação curricular. A análise dos referenciais teóricos evidenciou que a incorporação das TDIC na educação não se resume ao uso de ferramentas tecnológicas, mas requer uma mudança paradigmática que envolva o papel do professor, a mediação pedagógica e a estrutura curricular. Constatou-se que as metodologias ativas, quando articuladas às TDIC, potencializam o protagonismo discente, favorecem a interdisciplinaridade e promovem aprendizagens mais significativas e contextualizadas. Observou-se ainda que a formação docente e a autonomia pedagógica são fatores decisivos para a efetiva implementação de um currículo dinâmico e crítico, alinhado às exigências contemporâneas da educação digital. Conclui-se que a integração entre currículo, TDIC e metodologias ativas constitui um caminho promissor para o fortalecimento do ensino de História e para a consolidação de uma prática pedagógica emancipadora, reflexiva e socialmente relevante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edriana Alves de Freitas, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, Veni Creator Christian University

Dra. Professora Orientadora do Curso de Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Publicado

2025-11-22

Cómo citar

Freitas, E. A. de, & Montenegro, R. K. A. (2025). ENTRE SABERES E TECNOLOGIAS: A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADOR NA EDUCAÇÃO HISTÓRICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6265–6280. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22424