O DIREITO ENQUANTO CIÊNCIA SOCIAL E A LINGUAGEM JURÍDICA COMO OBSTÁCULO À CIDADANIA

Autores/as

  • Aline Maria Belous Reis Borges UNITINS
  • Odi Alexander Rocha da Silva UNITINS
  • Rafaella Larissa de Oliveira Maués UNITINS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22312

Palabras clave:

Linguagem Jurídica. Direitos Fundamentais. Acesso à cidadania.

Resumen

O presente artigo analisa o Direito sob a perspectiva de ciência social, destacando sua função de regular as relações humanas e promover a justiça, mas também evidenciando o paradoxo existente entre sua natureza social e o distanciamento que a linguagem jurídica impõe ao não operador do Direito. A linguagem técnica e o formalismo exacerbado, característica do presente discurso jurídico, transforma-se em barreira à compreensão das normas, dificultando o acesso à justiça e aos direitos fundamentais, além da efetivação da cidadania. Por meio de uma abordagem teórica e reflexiva, busca-se demonstrar a importância da democratização da linguagem jurídica como instrumento de inclusão social e fortalecimento da participação cidadã, seja por meio do desuso da norma culta formal oral e escrita, seja pela redação adequada e de fácil compreensão. Conclui-se que a simplificação e a clareza do discurso jurídico constituem condições essenciais para a concretização do Estado Democrático de Direito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Maria Belous Reis Borges, UNITINS

Discente do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).  

Odi Alexander Rocha da Silva, UNITINS

Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente no curso de Direito na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).  

Rafaella Larissa de Oliveira Maués, UNITINS

Monitora do curso de Direito na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).  

Publicado

2025-11-17

Cómo citar

Borges, A. M. B. R., Silva, O. A. R. da, & Maués, R. L. de O. (2025). O DIREITO ENQUANTO CIÊNCIA SOCIAL E A LINGUAGEM JURÍDICA COMO OBSTÁCULO À CIDADANIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4978–4993. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22312