A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA PREPARAÇÃO PARA A REDAÇÃO DO ENEM NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Ismael Santos Araújo UNIFAVENI
  • Emanuela Rego Costa UNIFAVENI
  • Elenice Carneiro Morais UNIFAVENI
  • Max Soares Pereira UNIFAVENI
  • Francillene de Brito Costa UNIFAVENI
  • Letícia de Araújo Freire de Oliveira UNIFAVENI
  • Manoel Filipe Costa Silva
  • Marcilene Gilvani da Silva Lima UNIFAVENI
  • Ronney Rodrigues da Silva
  • Bianca Teixeira da Silva UNIFAVENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22060

Palabras clave:

Leitura. Enem. Professor.

Resumen

A escola é considerada uma unidade formadora de conhecimentos, tendo como objetivo principal, formar alunos críticos e reflexivo no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, a prática da leitura e da escrita fazem parte do aluno, uma vez que o ato de ler proporciona ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a vida em sociedade. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo discutir acerca da capacidade intelectual que os alunos apresentam na realização de um texto dissertativo – argumentativo, na sala de aula e no Enem com segurança e, principalmente, conhecendo os padrões textuais que são estudados na língua portuguesa. Em síntese, o estudo procurou destacar de forma clara a importância da prática da escrita para que os alunos possam redigir um texto com segurança sobre o que está escrevendo. Assim sendo, o professor, enquanto mediador do conhecimento é responsável em acompanhá-los nesse processo de aprendizagem e mostrar a importância de se priorizar o trabalho com a leitura em sala de aula, dada sua importância no desenvolvimento das competências e habilidades dos sujeitos envolvidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ismael Santos Araújo, UNIFAVENI

Professor do Centro Universitário UNIFAVENI.

Emanuela Rego Costa, UNIFAVENI

Bacharelanda em Biomedicina - UNIFAVENI.

Elenice Carneiro Morais, UNIFAVENI

Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Matemática e Física – UNIFAVENI.

Max Soares Pereira, UNIFAVENI

Pós-graduado em  Direito Público com Ênfase em Licitações e Contratos – UNIFAVENI.

Francillene de Brito Costa, UNIFAVENI

Graduanda em Pedagogia – UNIFAVENI. 

Letícia de Araújo Freire de Oliveira, UNIFAVENI

Graduanda em Pedagogia – UNIFAVENI. 

Manoel Filipe Costa Silva

Bacharelando em Enfermagem.

Marcilene Gilvani da Silva Lima, UNIFAVENI

Pós-graduada em AEE – UNIFAVENI. 

Ronney Rodrigues da Silva

Licenciado em Química. 

 

Bianca Teixeira da Silva, UNIFAVENI

Graduanda em Pedagogia – UNIFAVENI. 

Publicado

2025-12-18

Cómo citar

Araújo, I. S., Costa, E. R., Morais, E. C., Pereira, M. S., Costa, F. de B., Oliveira, L. de A. F. de, … Silva, B. T. da. (2025). A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA PREPARAÇÃO PARA A REDAÇÃO DO ENEM NO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 6191–6199. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22060