DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR

Autores/as

  • Elaine Gaiva Leal Faculdade Afirmativo
  • Lucilene Mendes dos Santos Faculdade São Braz
  • Marcilene Costa Monteiro Faculdade São Braz
  • Maria Aparecida da Silva Oliveira Centro Universitário Faveni
  • Maria Cristina Pinheiro da Silva Faculdade de Educação de Tangará da Serra
  • Marlene Venuti de Souza Monteiro Centro Universitário Faveni
  • Michelly Rondon de Oliveira Faculdade UNINA
  • Rosemar Morais Catellan Garcia UNEMAT
  • Vaneide da Silva Christian Business School
  • Victoria Maria Vitorino de Santi UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21968

Palabras clave:

Inclusão. Autismo. Educação Especial. Estratégias Pedagógicas.

Resumen

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um assunto muito presente na atualidade e que faz jus a sua importância em ser discutida para que haja uma ruptura do preconceito e da desinformação, assim também promovendo sua inclusão. Esta pesquisa objetiva analisar as dificuldades enfrentadas no processo de inclusão escolar destes alunos no ensino regular, assim como buscar-se de estratégias de ensino que os auxiliem nesse processo e desenvolver simultaneamente o desdobramento da inclusão escolar no Brasil. A pesquisa se caracteriza de caráter qualitativa e descritiva, respaldada em revisão bibliográfica de obras voltadas ao tema. Os resultados nos remetem a necessidade de formações docentes especificas, de um maior material de apoio e o uso de diferentes estratégias pedagógicas que permitam explorar as individualidades de cada um para uma inclusão realmente eficaz. Conclui-se desta forma que o processo de inclusão dos alunos com autismo é de suma importância, e que precisa ser vista de forma ampla que realmente possibilite um processo de inclusão com equidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elaine Gaiva Leal, Faculdade Afirmativo

Psicopedagogia Clínica e Institucional - Faculdade Afirmativo.

Lucilene Mendes dos Santos, Faculdade São Braz

Educação Infantil - Práticas na sala de aula - Faculdade São Braz.

Marcilene Costa Monteiro, Faculdade São Braz

Pós-graduação em Literatura Infantil - Faculdade São Braz. 

Maria Aparecida da Silva Oliveira, Centro Universitário Faveni

Pós- graduação em Psicopedagogia e Educação infantil – Centro Universitário Faveni.

Maria Cristina Pinheiro da Silva, Faculdade de Educação de Tangará da Serra

Pós-graduação em Psicopedagogia - Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

Marlene Venuti de Souza Monteiro, Centro Universitário Faveni

Pós- graduação em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial, Centro Universitário Faveni.

Michelly Rondon de Oliveira, Faculdade UNINA

Pós-graduação em Alfabetização e Letramento- Faculdade UNINA. 

Rosemar Morais Catellan Garcia, UNEMAT

Mestre em Educação- UNEMAT. 

Vaneide da Silva, Christian Business School

Mestre em Ciência da Educação - Christian Business School. 

Victoria Maria Vitorino de Santi, UNEMAT

Mestranda pelo Programa de pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva pela Unemat. 

Publicado

2025-11-10

Cómo citar

Leal, E. G., Santos, L. M. dos, Monteiro, M. C., Oliveira, M. A. da S., Silva, M. C. P. da, Monteiro, M. V. de S., … Santi, V. M. V. de. (2025). DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2382–2391. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21968