PROJETO TEMPO COMUNIDADE: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DA ALTERNÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
doi.org/10.29327/211653.6.11-12
Palabras clave:
Educação do Campo. Alternância. Tempo Comunidade.Resumen
A presente comunicação tem como objetivo discutir sobre a realização do projeto de Tempo Comunidade, desenvolvido em alternância com o Tempo Universidade, nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo - LEDOC. O ponto de partida para discussão emerge na LEDOC, da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos, especificamente, no componente curricular História, Identidade e Memória dos Povos do Campo, em que é proposto aos discentes à elaboração e execução de um projeto de pesquisa, mediante articulação entre os conhecimentos acadêmicos e os saberes do campo, com o intuito de valorizar a cultura camponesa. Para tanto, foi explicitado para os mesmos a História Oral como procedimento metodológico orientador das pesquisas. Eis alguns dos teóricos que fundamentam as discussões: Caldart (2009), Fernandes e Molina (2005), Nosella (2013) Arroyo (2013) e outros. Como resultados dos projetos são produzidos documentários, narrativas fotográficas, registros escritos e relatos de experiências. A discussão sobre a relevância do desenvolvimento do Tempo Comunidade nos cursos de LEDOC representa a compreensão da pertinência em articular os conhecimentos acadêmicos com os saberes camponeses, levando em consideração o trabalho coletivo no planejamento e execução das atividades.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Atribuição CC BY