INSTAGRAM E IDENTIDADE ADOLESCENTE: UMA ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO SELF

Autores/as

  • Ismael Santos Araújo FAVENI
  • Marcos Moisés da Silva
  • Benta de Fátima Mota dos Santos Costa UNIFAVENI
  • Diana Mercêdes Pereira de Sá
  • Juliana de Castro Lima
  • Felipe Costa Mendes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21804

Palabras clave:

Instagram. Psicologia Social. Adolescência. Identidade.

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar a influência do Instagram nos processos de subjetivação dos adolescentes, considerando os impactos psicológicos e sociais decorrentes do uso da plataforma. Dessa forma, busca-se investigar os efeitos do uso do Instagram na construção da autoimagem e autoestima dos adolescentes, além de avaliar a relação entre o uso da plataforma e a busca por pertencimento e validação social, para refletir sobre o impacto do Instagram nas interações sociais e comportamentais dessa faixa etária. A metodologia do estudo caracteriza-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, a qual é sustentada pelo uso de referências da área da psicologia social e dos estudos acadêmicos sobre redes sociais e identidade na adolescência. Foi observado que o Instagram exerce uma grande influência na formação da identidade dos adolescentes, especialmente no que diz respeito à comparação social e à busca por padrões de beleza e estilo de vida. A busca por validação social, através de curtidas, seguidores e comentários, foi identificada como um fator significativo para a construção da autoestima dos jovens, refletindo diretamente em sua percepção de si mesmos. Além disso, o uso do Instagram também impactou as relações sociais, promovendo uma interação superficial, baseada em imagens idealizadas, o que dificultou a criação de vínculos mais autênticos, como apontados em estudos de Almeida (2022); Guimarães e Aleixo (2020); Hage e Kublikowski (2019). Conclui-se que o Instagram, embora seja uma plataforma de expressão e socialização, pode gerar impactos negativos na autoestima dos adolescentes, tornando-os vulneráveis à comparação constante e à busca por aceitação externa. Esses efeitos, no entanto, podem ser mitigados por meio de uma conscientização sobre o uso da plataforma e pela promoção de uma cultura de aceitação e autenticidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ismael Santos Araújo, FAVENI

Licenciado em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Professor da Centro Universitário FAVENI.

Marcos Moisés da Silva

Fonoaudiólogo - CRFa: 813809. 

Benta de Fátima Mota dos Santos Costa, UNIFAVENI

Pós-graduada em Psicologia Escolar – UNIFAVENI. 

Diana Mercêdes Pereira de Sá

Psicopedagoga. 

Juliana de Castro Lima

Graduanda em Psicologia. 

Felipe Costa Mendes

Graduando em Psicologia.

Publicado

2025-11-14

Cómo citar

Araújo, I. S., Silva, M. M. da, Costa, B. de F. M. dos S., Sá, D. M. P. de, Lima, J. de C., & Mendes, F. C. (2025). INSTAGRAM E IDENTIDADE ADOLESCENTE: UMA ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO SELF. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4225–4240. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21804