CONEXÕES NEURAIS E CONEXÕES VIRTUAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21769Palabras clave:
Neurociência. Educação. Tecnologia. Aprendizagem. Inteligência Artificial.Resumen
O estudo investigou a integração entre as descobertas da neurociência e as práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais. O problema central partiu da necessidade de compreender de que maneira os conhecimentos sobre o funcionamento cerebral poderiam ser associados ao uso de recursos tecnológicos para potencializar os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo geral consistiu em analisar como a articulação entre conexões neurais e conexões virtuais poderia favorecer a construção de práticas pedagógicas eficazes no contexto da cultura digital. A pesquisa, de natureza bibliográfica, desenvolveu-se a partir da análise de produções acadêmicas que abordaram a temática, buscando identificar fundamentos teóricos e perspectivas práticas. As reflexões evidenciaram que a plasticidade cerebral e os mecanismos de memória, atenção e motivação podem ser estimulados por meio de ferramentas digitais, ampliando o engajamento e a personalização da aprendizagem. As considerações finais apontaram que a articulação entre neurociência e tecnologia contribui para a inovação pedagógica, mas exige formação docente adequada, além de reflexões éticas sobre o uso das tecnologias. Constatou-se, ainda, a necessidade de novos estudos que aprofundem a aplicação prática das conexões entre ciência e tecnologia no campo educacional.
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