CONEXÕES NEURAIS E CONEXÕES VIRTUAIS

Autores

  • Cláudia Rodrigues Muzy Fernandes IFES
  • Camila Almeida Nunes Instituto Federal de Minas Gerais
  • Istéfany Moreira Ferreira Must University
  • Josiane Reis Araujo Unicristian
  • Kátia Patricia da Silva Must University
  • Priscila do Carmo Ferreira Faculdade de Miguel Pereira
  • Renata de Paula Mattos de Souza Must University
  • Sandra Regina Augusta da Silva Must University
  • Tamires Conceição da Silva dos Santos ULDV

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21769

Palavras-chave:

Neurociência. Educação. Tecnologia. Aprendizagem. Inteligência Artificial.

Resumo

O estudo investigou a integração entre as descobertas da neurociência e as práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais. O problema central partiu da necessidade de compreender de que maneira os conhecimentos sobre o funcionamento cerebral poderiam ser associados ao uso de recursos tecnológicos para potencializar os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo geral consistiu em analisar como a articulação entre conexões neurais e conexões virtuais poderia favorecer a construção de práticas pedagógicas eficazes no contexto da cultura digital. A pesquisa, de natureza bibliográfica, desenvolveu-se a partir da análise de produções acadêmicas que abordaram a temática, buscando identificar fundamentos teóricos e perspectivas práticas. As reflexões evidenciaram que a plasticidade cerebral e os mecanismos de memória, atenção e motivação podem ser estimulados por meio de ferramentas digitais, ampliando o engajamento e a personalização da aprendizagem. As considerações finais apontaram que a articulação entre neurociência e tecnologia contribui para a inovação pedagógica, mas exige formação docente adequada, além de reflexões éticas sobre o uso das tecnologias. Constatou-se, ainda, a necessidade de novos estudos que aprofundem a aplicação prática das conexões entre ciência e tecnologia no campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues Muzy Fernandes, IFES

Mestra em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Vitória – ES, Brasil

Camila Almeida Nunes, Instituto Federal de Minas Gerais

Pós-graduada em Ensino e Tecnologias Educacionais com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus São João Evangelista– MG

Istéfany Moreira Ferreira, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST), Florida, United States.

Josiane Reis Araujo, Unicristian

Mestranda em Ciências da Saúde Mental, Christian School Of Orlando (Unicristian)- United States.

Kátia Patricia da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST), Florida, United States.

Priscila do Carmo Ferreira, Faculdade de Miguel Pereira

Pós-graduada em MBA – Gestão de Negócios e Mercados, Faculdade de Miguel Pereira– RJ, Brasil.

Renata de Paula Mattos de Souza, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST), Florida, United States.

Sandra Regina Augusta da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST), Florida, United States.

Tamires Conceição da Silva dos Santos, ULDV

Mestranda em Educação, Universidad Leonardo Da Vinci (ULDV), – Asunción, Paraguai.

Downloads

Publicado

2025-10-24

Como Citar

Fernandes, C. R. M., Nunes, C. A., Ferreira, I. M., Araujo, J. R., Silva, K. P. da, Ferreira, P. do C., … Santos, T. C. da S. dos. (2025). CONEXÕES NEURAIS E CONEXÕES VIRTUAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4061–4068. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21769