CONSTRUINDO UMA CULTURA DE INCLUSÃO E EQUIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21642Palabras clave:
Inclusão. Equidade. Diversidade. Educação. Justiça Social.Resumen
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da construção de uma cultura de inclusão e equidade no contexto educacional contemporâneo, a partir de uma análise teórica e crítica baseada em autores que discutem a diversidade, a justiça social e os direitos humanos. A pesquisa, de caráter bibliográfico, apresenta os fundamentos conceituais e históricos da educação inclusiva, abordando as principais teorias que sustentam práticas pedagógicas voltadas à valorização das diferenças e ao reconhecimento da dignidade humana. São analisadas as contribuições de pensadores como Vygotsky, Paulo Freire, John Rawls e Boaventura de Sousa Santos, que, cada um a seu modo, defendem uma educação transformadora, democrática e socialmente justa. O estudo também discute o papel da escola como espaço de convivência, diálogo e respeito à diversidade cultural, étnica, de gênero e funcional, destacando a necessidade de políticas públicas e práticas pedagógicas que assegurem o acesso, a permanência e o sucesso escolar de todos os estudantes. Conclui-se que a consolidação de uma cultura inclusiva depende da articulação entre teoria, prática e compromisso ético, promovendo uma educação que reconheça a pluralidade humana como valor essencial à construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
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