CONSTRUINDO UMA CULTURA DE INCLUSÃO E EQUIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21642

Palabras clave:

Inclusão. Equidade. Diversidade. Educação. Justiça Social.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da construção de uma cultura de inclusão e equidade no contexto educacional contemporâneo, a partir de uma análise teórica e crítica baseada em autores que discutem a diversidade, a justiça social e os direitos humanos. A pesquisa, de caráter bibliográfico, apresenta os fundamentos conceituais e históricos da educação inclusiva, abordando as principais teorias que sustentam práticas pedagógicas voltadas à valorização das diferenças e ao reconhecimento da dignidade humana. São analisadas as contribuições de pensadores como Vygotsky, Paulo Freire, John Rawls e Boaventura de Sousa Santos, que, cada um a seu modo, defendem uma educação transformadora, democrática e socialmente justa. O estudo também discute o papel da escola como espaço de convivência, diálogo e respeito à diversidade cultural, étnica, de gênero e funcional, destacando a necessidade de políticas públicas e práticas pedagógicas que assegurem o acesso, a permanência e o sucesso escolar de todos os estudantes. Conclui-se que a consolidação de uma cultura inclusiva depende da articulação entre teoria, prática e compromisso ético, promovendo uma educação que reconheça a pluralidade humana como valor essencial à construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Leal Sodre de Jesus, Faculdade Futura

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Cristiana Angelo Moreli, Faculdade Futura

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Glaucia Russafa Gonçalves, Faculdade Futura

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Juliana Moreno Ribeiro Figueiredo, Faculdade Futura

Graduando em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF) Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO),Especialização em Controladoria Uniasselvi, Mestrado em Administração (UNIMEP).

Ariane Nogueira de Lima, Faculdade Futura

Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Futura (2017), Bacharel em Administração pela Faculdade Futura (2025) e Pós-graduada em Departamento pessoal e relações trabalhistas pelo Centro Universitário Faveni – UNIFAVENI, graduanda em Ciências Contábeis (Faculdade Futura).

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Direito, Pedagogia e Letras, Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Ensino e Processos Formativos. Advogada.

Ana Claudia dos Santos Barão , Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduada em Ciências Biológicas (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (ISEED-FAVED). Especialista em Neurociência e Aprendizagem (ÚNICA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (IPEMIG). Mestre em Biologia Animal (UNESP).

Publicado

2025-10-23

Cómo citar

Jesus, A. L. S. de, Moreli, C. A., Gonçalves, G. R., Figueiredo, J. M. R., Silva, S. D. da, Lima, A. N. de, … Barão , A. C. dos S. (2025). CONSTRUINDO UMA CULTURA DE INCLUSÃO E EQUIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3908–3918. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21642