APRENDIZAGEM COOPERATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE: O PAPEL DOS JOGOS COOPERATIVOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Cláudio Alencar UNIVASF
  • Auriélia Coelho Isaque Floriano UNIVASF
  • Cícero Floriano de Santana UNIFAVENI
  • Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves Montenegro
  • Maria Jayane Freire Cavalcante FAFOPA
  • Raquel de Jesus Sena FATEC
  • Marina Lopes de Sousa UNIMAIS
  • Juliana de Andrade Silva UNOPAR
  • Marinalva de Oliveira Venuto FARJ
  • Kathiane Oliveira Diniz ISESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21634

Palabras clave:

Jogos Cooperativos. Interdisciplinaridade. Aprendizagem Cooperativa.

Resumen

A Educação Física escolar desempenha um papel essencial na formação integral dos alunos, promovendo não apenas o desenvolvimento físico, mas também social, emocional e cognitivo. Este estudo tem como objetivo identificar a interdisciplinaridade como estratégia de aprendizagem cooperativa nos anos iniciais do ensino fundamental, destacando os jogos cooperativos como ferramentas pedagógicas fundamentais nesse processo. Historicamente, conforme Bracht (1999), a Educação Física surgiu sob influências médicas e militaristas, com foco na formação de corpos saudáveis e disciplinados. Com o tempo, e segundo o Coletivo de Autores (1992), novas tendências educacionais transformaram essa área, valorizando o esporte e o desenvolvimento humano integral. Entretanto, a ênfase excessiva na competição e no desempenho acabou tornando as práticas esportivas excludentes. Nesse contexto, os jogos cooperativos, conforme Orlick (1989) e Brotto (2001), surgem como alternativa inclusiva e humanizadora, promovendo valores como solidariedade, confiança, respeito mútuo e superação coletiva. Por meio desses jogos, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, a lidar com as diferenças e a construir uma convivência mais harmoniosa, desenvolvendo competências socioemocionais importantes para a vida em sociedade. Assim, a interdisciplinaridade e a cooperação na Educação Física contribuem para uma aprendizagem significativa e para a formação de cidadãos mais críticos, criativos e colaborativos.

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Biografía del autor/a

Cláudio Alencar, UNIVASF

Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Especialista em Gestão Pública (UNIVASF), Gestão Pública Municipal (UNIVASF), Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação (IFSertãoPE), MBA em Gestão de Projetos (FAVENI), EJA - Educação de Jovens e Adultos e Informática da Educação (FAVENI), e Gestão Ambiental de Empresas (FAVENI). Bacharelado em Administração (Cruzeiro do Sul), Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e Geografia (Cruzeiro do Sul).

Auriélia Coelho Isaque Floriano, UNIVASF

Mestranda em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE) e Educação Especial (UNIFAVENI); Bacharelado em Terapia Ocupacional (UNIFAVENI).

Cícero Floriano de Santana, UNIFAVENI

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e em Matemática (UNIFAVENI).

Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves, Montenegro

Especialização em psicopedagogia institucional (Montenegro); Licenciatura Plena em pedagogia (ISEP).

Maria Jayane Freire Cavalcante, FAFOPA

Especialização em Língua portuguesa (FAFOPA), e Psicopedagogia (FAFOPA); Licenciatura Plena Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas (FAFOPA), em Pedagogia (FAFOPA) e Educação Física (UNIVASF).

Raquel de Jesus Sena, FATEC

Especialização em Docência do Ensino Superior (FATEC); e em Psicopedagogia Institucional (FAFOPA); Licenciatura Plena em História (FAFOPA); e em Pedagogia (FAFOPA).

Marina Lopes de Sousa, UNIMAIS

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIMAIS); e Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva (FAVENI); Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE).

Juliana de Andrade Silva, UNOPAR

Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE (UNOPAR); Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e Pedagogia (FAFOPA).

Marinalva de Oliveira Venuto, FARJ

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FARJ); E em Geografia, história e sustentabilidade (FAVENI). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e em Geografia (FAFOPA).

Kathiane Oliveira Diniz, ISESPI

Especialização em Coordenação Pedagógica (ISESPI); e em Psicopedagogia Institucional (ISESPI); Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE).

Publicado

2025-11-11

Cómo citar

Alencar, C., Floriano, A. C. I., Santana, C. F. de, Alves, M. das D. de H. C., Cavalcante, M. J. F., Sena, R. de J., … Diniz, K. O. (2025). APRENDIZAGEM COOPERATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE: O PAPEL DOS JOGOS COOPERATIVOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2809–2819. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21634