APRENDIZAGEM COOPERATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE: O PAPEL DOS JOGOS COOPERATIVOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cláudio Alencar UNIVASF
  • Auriélia Coelho Isaque Floriano UNIVASF
  • Cícero Floriano de Santana UNIFAVENI
  • Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves Montenegro
  • Maria Jayane Freire Cavalcante FAFOPA
  • Raquel de Jesus Sena FATEC
  • Marina Lopes de Sousa UNIMAIS
  • Juliana de Andrade Silva UNOPAR
  • Marinalva de Oliveira Venuto FARJ
  • Kathiane Oliveira Diniz ISESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21634

Palavras-chave:

Jogos Cooperativos. Interdisciplinaridade. Aprendizagem Cooperativa.

Resumo

A Educação Física escolar desempenha um papel essencial na formação integral dos alunos, promovendo não apenas o desenvolvimento físico, mas também social, emocional e cognitivo. Este estudo tem como objetivo identificar a interdisciplinaridade como estratégia de aprendizagem cooperativa nos anos iniciais do ensino fundamental, destacando os jogos cooperativos como ferramentas pedagógicas fundamentais nesse processo. Historicamente, conforme Bracht (1999), a Educação Física surgiu sob influências médicas e militaristas, com foco na formação de corpos saudáveis e disciplinados. Com o tempo, e segundo o Coletivo de Autores (1992), novas tendências educacionais transformaram essa área, valorizando o esporte e o desenvolvimento humano integral. Entretanto, a ênfase excessiva na competição e no desempenho acabou tornando as práticas esportivas excludentes. Nesse contexto, os jogos cooperativos, conforme Orlick (1989) e Brotto (2001), surgem como alternativa inclusiva e humanizadora, promovendo valores como solidariedade, confiança, respeito mútuo e superação coletiva. Por meio desses jogos, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, a lidar com as diferenças e a construir uma convivência mais harmoniosa, desenvolvendo competências socioemocionais importantes para a vida em sociedade. Assim, a interdisciplinaridade e a cooperação na Educação Física contribuem para uma aprendizagem significativa e para a formação de cidadãos mais críticos, criativos e colaborativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Alencar, UNIVASF

Mestre em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Especialista em Gestão Pública (UNIVASF), Gestão Pública Municipal (UNIVASF), Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação (IFSertãoPE), MBA em Gestão de Projetos (FAVENI), EJA - Educação de Jovens e Adultos e Informática da Educação (FAVENI), e Gestão Ambiental de Empresas (FAVENI). Bacharelado em Administração (Cruzeiro do Sul), Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e Geografia (Cruzeiro do Sul).

Auriélia Coelho Isaque Floriano, UNIVASF

Mestranda em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (UNIVASF). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE) e Educação Especial (UNIFAVENI); Bacharelado em Terapia Ocupacional (UNIFAVENI).

Cícero Floriano de Santana, UNIFAVENI

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e em Matemática (UNIFAVENI).

Maria das Dores de Holanda Carvalho Alves, Montenegro

Especialização em psicopedagogia institucional (Montenegro); Licenciatura Plena em pedagogia (ISEP).

Maria Jayane Freire Cavalcante, FAFOPA

Especialização em Língua portuguesa (FAFOPA), e Psicopedagogia (FAFOPA); Licenciatura Plena Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas (FAFOPA), em Pedagogia (FAFOPA) e Educação Física (UNIVASF).

Raquel de Jesus Sena, FATEC

Especialização em Docência do Ensino Superior (FATEC); e em Psicopedagogia Institucional (FAFOPA); Licenciatura Plena em História (FAFOPA); e em Pedagogia (FAFOPA).

Marina Lopes de Sousa, UNIMAIS

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (UNIMAIS); e Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva (FAVENI); Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE).

Juliana de Andrade Silva, UNOPAR

Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE (UNOPAR); Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (FAFOPA); e Pedagogia (FAFOPA).

Marinalva de Oliveira Venuto, FARJ

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FARJ); E em Geografia, história e sustentabilidade (FAVENI). Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE), e em Geografia (FAFOPA).

Kathiane Oliveira Diniz, ISESPI

Especialização em Coordenação Pedagógica (ISESPI); e em Psicopedagogia Institucional (ISESPI); Licenciatura Plena em Pedagogia (FACITE).

Downloads

Publicado

2025-11-11

Como Citar

Alencar, C., Floriano, A. C. I., Santana, C. F. de, Alves, M. das D. de H. C., Cavalcante, M. J. F., Sena, R. de J., … Diniz, K. O. (2025). APRENDIZAGEM COOPERATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE: O PAPEL DOS JOGOS COOPERATIVOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 2809–2819. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21634