COMO A MÍDIA MOLDA PADRÕES DE BELEZA E AUTOESTIMA

Autores/as

  • Joao Felipe Barbosa Xavier
  • Bastiana Jaiene de Sousa
  • Dyenzio dos Santos Oliveira
  • Anna Dhara Ferreira de Andrade
  • Francisco Marcos Carlos Souza
  • Piedley Macedo Saraiva UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20090

Palabras clave:

Padrões de Beleza. Autoestima. Redes Sociais. Influenciadores Digitais. Diversidade.

Resumen

O artigo analisa a relação entre a mídia, os padrões de beleza e seu impacto na autoestima e saúde mental. Baseando-se em autores como Naomi Wolf e Susan Bordo, argumenta que esses padrões são construções sociais que servem como mecanismos de controle, especialmente sobre mulheres. Com a ascensão das redes sociais, padrões de beleza se tornaram mais homogêneos e inatingíveis, gerando insegurança entre os jovens. A influência de influenciadores digitais é destacada como um fator que exacerba essa pressão, levando a problemas de saúde mental, como transtornos alimentares. O texto ressalta a necessidade de um debate crítico sobre as responsabilidades éticas das marcas e influenciadores na promoção de padrões de beleza, enfatizando a importância de uma representação mais diversificada. A proposta é que essa mudança na narrativa sobre beleza contribua para uma autoimagem saudável e empodere os indivíduos, promovendo uma sociedade que valorize a autenticidade e a diversidade, em contrapartida aos padrões prejudiciais.

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Biografía del autor/a

Joao Felipe Barbosa Xavier

Aluno de Marketing.

Bastiana Jaiene de Sousa

Aluno de Ciências Contábeis. 

Dyenzio dos Santos Oliveira

Aluno de Marketing. 

Anna Dhara Ferreira de Andrade

Aluno de Administração.

Francisco Marcos Carlos Souza

Aluno de Ciências contábeis. 

Piedley Macedo Saraiva, UNIFAP

Professor Unifap. 

Publicado

2025-06-25

Cómo citar

Xavier, J. F. B., Sousa, B. J. de, Oliveira, D. dos S., Andrade, A. D. F. de, Souza, F. M. C., & Saraiva, P. M. (2025). COMO A MÍDIA MOLDA PADRÕES DE BELEZA E AUTOESTIMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5095–5105. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20090