TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E DAS RELAÇÕES HUMANAS

Autores

  • Emilia Monego
  • Fabio Lopes Schwertz
  • Fernanda dos Santos Medeiros
  • Juliano Carvalho Barros
  • Maike Stredr Ferreira Machado
  • Rodrigo Donizeti da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1882

Palavras-chave:

Pessoas. Teoria. Relações Humanas. Gestão. Equipe.

Resumo

A Teoria das Relações Humanas surgiu em oposição à Administração Científica e à Teoria Clássica. Com a Abordagem Humanística o foco não é mais a tarefa ou a organização, mas sim as pessoas. A teoria surgiu como consequência da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e tem como objetivo a humanização e democratização, deixando de lado a rigidez existente até então. Ela desenvolveu as ciências humanas, principalmente a psicologia e enfatizou as pessoas como principal ingrediente do sucesso de uma organização. Percebe-se que as características pessoais de cada um influenciam no ambiente de trabalho. De maneira inovadora para a época, qualidades de liderança são buscadas nos supervisores, esperando-se que os mesmos tenham a capacidade de influenciar seus liderados objetivamente, conseguindo que desempenhem suas funções com motivação e qualidade. Assim, a abordagem humanística da administração foi a primeira teoria administrativa a ter um olhar mais atento às necessidades e características dos colaboradores e ao lado humano deles e não como simples empregados. As experiências demarcaram as principais características de uma nova teria cheia de valores humanísticos com a ênfase nas pessoas. Por fim, a civilização industrializada mudou a sociedade que mudou a indústria surgindo à necessidade de eficiência e cooperação.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Monego, E. ., Schwertz, F. L. ., Medeiros, F. dos S. ., Barros, J. C. ., Machado, M. S. F. ., & Silva, R. D. da . (2021). TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E DAS RELAÇÕES HUMANAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 254–261. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1882