TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E DAS RELAÇÕES HUMANAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1882Palavras-chave:
Pessoas. Teoria. Relações Humanas. Gestão. Equipe.Resumo
A Teoria das Relações Humanas surgiu em oposição à Administração Científica e à Teoria Clássica. Com a Abordagem Humanística o foco não é mais a tarefa ou a organização, mas sim as pessoas. A teoria surgiu como consequência da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e tem como objetivo a humanização e democratização, deixando de lado a rigidez existente até então. Ela desenvolveu as ciências humanas, principalmente a psicologia e enfatizou as pessoas como principal ingrediente do sucesso de uma organização. Percebe-se que as características pessoais de cada um influenciam no ambiente de trabalho. De maneira inovadora para a época, qualidades de liderança são buscadas nos supervisores, esperando-se que os mesmos tenham a capacidade de influenciar seus liderados objetivamente, conseguindo que desempenhem suas funções com motivação e qualidade. Assim, a abordagem humanística da administração foi a primeira teoria administrativa a ter um olhar mais atento às necessidades e características dos colaboradores e ao lado humano deles e não como simples empregados. As experiências demarcaram as principais características de uma nova teria cheia de valores humanísticos com a ênfase nas pessoas. Por fim, a civilização industrializada mudou a sociedade que mudou a indústria surgindo à necessidade de eficiência e cooperação.
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