O ENSINO DA MATEMÁTICA E OS NÚMEROS IRRACIONAIS

Autores/as

  • Jailson Lima de Souza  Universidade Federal da Paraíba
  • Márcio de Freitas Santa Ana niversidade Salgado de Oliveira, licenciado em Física pela Faculdade Única, Pós-graduação Lato Sensu em Educação Tecnológica pelo CEFET

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1790

Palabras clave:

Matemática. LDB. Aprendizagem. Números Irracionais.

Resumen

A matemática está presente na vida humana desde as mais remotas épocas em que o homem era um coletor onde caçava e pescava, na qual, a matemática de forma intuitiva era presente no cotidiano do homem. Analisando a matemática dentro do contexto dos princípios básicos da Educação que busca condições de igualdade para todos na escola em conjunto com a lei de diretrizes e bases da educação - LDB e com observância para uma aprendizagem mais eficaz entre professores e alunos. Este artigo busca demonstrar a presença da Matemática no cotidiano humano,  desde épocas remotas na  história do homem, o contexto do artigo, avalia preceitos básicos da  educação, nas condições de igualdade segundo as leis  diretrizes e bases na aprendizagem entre professores e alunos. O problema emerge pela falta de aprendizagem mais eficaz entre professores e alunos em uma proposta que minimize a problemática na aprendizagem, a fim de, promover uma inovação novas práticas pedagógicas para o ensino da matemática dentro dos números irracionais. Os objetivos propostos para este estudo visa de modo geral estudar as dificuldades ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Médio avaliada pelo ensino dos números irracionais e de maneira específica analisar as teorias e práticas da Matemática no contexto escola. Esse trabalho justifica-se com relação aos números irracionais. Sabendo da importância do ‘caminhar’ entre os conjuntos numéricos, visando a concepção dos números reais. Com relação aos procedimentos metodológicos, este artigo tem uma abordagem quantitativa, no modo de análise bibliográfica e experiência pessoal adquirida em sala de aula. Logo, conclui-se que este trabalho, buscará investigar o conceito e o desenvolvimento dos números irracionais.

Biografía del autor/a

Jailson Lima de Souza,  Universidade Federal da Paraíba

Graduado no curso licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Pós- graduado no ensino da Matemática pela Faculdade de Vendas Nova do Imigrante (FAVENI). E-mail:  jailsomlima@bol.com.br

Márcio de Freitas Santa Ana, niversidade Salgado de Oliveira, licenciado em Física pela Faculdade Única, Pós-graduação Lato Sensu em Educação Tecnológica pelo CEFET

Graduado no curso de Engenharia de Produção pela Universidade Salgado de Oliveira, licenciado em Física pela Faculdade Única, Pós-graduação Lato Sensu em Educação Tecnológica pelo CEFET RJ, mestrado em Ciências e Tecnologias dos Materiais, UEZO. E-mail: ciedistancia@gmail.com.

Publicado

2021-06-07

Cómo citar

Souza, J. L. de, & Santa Ana, M. de F. . (2021). O ENSINO DA MATEMÁTICA E OS NÚMEROS IRRACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1352–1362. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1790