CAMINHOS PARA A INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Sara Regina Hokai UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17682

Palabras clave:

Inclusão. Ensino Superior. Adaptações. Deficiência.

Resumen

Este Relatório de Estágio Básico Supervisionado II apresenta as observações de práticas de inclusão adotadas por uma instituição de ensino superior da cidade de Curitiba-PR. O estágio envolveu quinze horas de observação, abordando as medidas de apoio psicopedagógico, intervenções com professores e os desafios acadêmicos enfrentados pelos estudantes. As adaptações propostas pela área de apoio psicopedagógico da instituição incluíram medidas de ensino para melhor processo de aprendizagem dos estudantes. O relatório destaca o aumento de casos de saúde mental e a preocupação com o acolhimento adequado, observando avanços e a importância de ações que promovam a inclusão plena na universidade. A fundamentação teórica explora a inclusão no ensino superior e descreve a importância de mecanismos e adaptações para evitar a evasão acadêmica de estudantes com deficiência. A análise do estágio revela a necessidade de ações contínuas e estruturadas para que estudantes com necessidades específicas possam não só ingressar no ensino superior, mas também concluir seus estudos com sucesso.

Descargas

Biografía del autor/a

Sara Regina Hokai, UniEnsino

Estudante de Psicologia pela UniEnsino, Secretária Executiva, Especialista em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness, Especialista em Engenharia de Negócios, Mestre em Administração.

Diego da Silva, UniEnsino

Psicólogo, Mestre e Doutorando em Administração pela Universidade Positivo. Docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Publicado

2024-12-24

Cómo citar

Hokai, S. R., & Silva, D. da. (2024). CAMINHOS PARA A INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3900–3907. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17682