ANÁLISE DA TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS DE BENS DIGITAIS

Autores/as

  • Francisco Antônio Silva Santos UNIFAESF
  • Joseildo Araújo Carvalho UNIFAESF
  • Reginaldo Silva Sousa UNIFAESF
  • Brenda Leal Aires dos Santos UNIFAESF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17498

Palabras clave:

Herança digital. Bens digitais. Direito sucessório. Privacidade. Legislação.

Resumen

transmissão causa mortis de bens digitais emerge como um tema relevante no direito sucessório devido à crescente digitalização da sociedade e à ausência de regulamentação específica no brasil. Este trabalho analisa a transmissão causa mortis desses bens, abordando sua definição, características, desafios e controvérsias jurídicas. A pesquisa, de caráter exploratório e interpretativo, utiliza metodologia qualitativa com base em revisão bibliográfica e documental. Investiga-se a lacuna legislativa brasileira e a jurisprudência, frequentemente contraditória, que oscila entre a proteção da privacidade do falecido e os direitos sucessórios dos herdeiros. O estudo conclui pela necessidade de uma legislação específica no brasil, que equilibre os interesses dos herdeiros com a privacidade do falecido.

Biografía del autor/a

Francisco Antônio Silva Santos, UNIFAESF

Acadêmico do curso de Direito pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIFAESF. 

Joseildo Araújo Carvalho, UNIFAESF

Acadêmico do curso de Direito pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIFAESF. 

Reginaldo Silva Sousa, UNIFAESF

Acadêmico do curso de Direito pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIFAESF.

Brenda Leal Aires dos Santos, UNIFAESF

Especialista em direito constitucional e a administrativo, em Direito Civil e em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho. Professora universitária do curso de Direito no Centro Universitário – UNIFAESF. Advogada.

Publicado

2024-12-11

Cómo citar

Santos, F. A. S., Carvalho, J. A., Sousa, R. S., & Santos, B. L. A. dos. (2024). ANÁLISE DA TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS DE BENS DIGITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3141–3154. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17498