A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Vanessa Lins Lemos Universidade Christian Business School
  • Aclene Luz Universidade Chistian Business School
  • Aline Cristiane Gomes Cunha Universidade Chistian Business School
  • Kátia Rodrigues Martins Universidade Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17297

Palabras clave:

Contação de história. Educação infantil. Educação.

Resumen

A contação de histórias possui um papel importante na Educação Infantil, visando o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Através da narrativa, torna-se possível estimular a criatividade, a imaginação e o vocabulário, além de promover valores éticos e culturais. O presente estudo discorre sobre a contação de histórias na Educação Infantil e explora as múltiplas facetas dessa prática pedagógica, destacando sua contribuição para a construção do pensamento crítico e para o fortalecimento dos vínculos afetivos entre educadores e alunos. Por fim, a pesquisa enfatiza que a contação de histórias é mais do que uma ferramenta educacional, pois trata-se de uma arte que transforma o aprendizado em uma experiência lúdica e significativa para a formação da criança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Lins Lemos, Universidade Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Christian Business School. Pedagoga, Especialista em Pedagogia Empresarial, Psicopedagogia institucional e Orientação Educacional. Servidora Pública do quadro efetivo no cargo de Orientadora Educacional no C.M.E..I Carrossel Dourado, no município de Rio Crespo-Ro

Aclene Luz, Universidade Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Pedagoga, Especialista  em Psicopedagogia,  AEE – Atendimento Educacional Especializado, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica e  Gestão, Orientação, Supervisão Educacional com ênfase em Psicologia. Servidora Pública do quadro efetivo no cargo de Orientadora Educacional na escola Vaneide de Oliveira,no município de Rio Crespo-Ro.  

Aline Cristiane Gomes Cunha, Universidade Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; graduada em Matemática e Pedagogia, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Atendimento Educacional Especializado e Gestão Educacional. Servidora Pública do quadro efetivo no cargo de Professora, atualmente exercendo o cargo de vice-diretora na escola Vaneide de Oliveira,  município de Rio Crespo-Ro.

Kátia Rodrigues Martins, Universidade Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade  Christian Business School.  Pedagoga, Pós-graduada em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar. Servidora Pública do quadro efetivo no cargo de Supervisora escolar, atualmente exercendo o cargo de Diretora na escola Vaneide de Oliveira, município de Rio Crespo-Ro. 

Publicado

2024-12-24

Cómo citar

Lemos, V. L., Luz, A., Cunha, A. C. G., & Martins, K. R. (2024). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3958–3971. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17297