INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: FATORES QUE INTERFEREM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CARUARU

Autores/as

  • Natalia Lima Tavares das Chagas Veni Creator Christian University
  • Eliete Francisca da Silva Farias Veni Creator Christian University
  • Marcela Tarciana Cunha Silva Martins Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1713

Palabras clave:

Ambiente escolar. Agressão. Formação.

Resumen

A violência escolar, por vezes, é considerada equivocamente como um ato de indisciplina e pode ocorrer de maneira silenciosa, e despercebida pelos professores. Esta preocupação tem exigido um olhar mais cuidadoso por parte dos profissionais de educação. A partir deste contexto o presente estudo teve como principal objetivo analisar como a indisciplina e a violência podem interferir na prática pedagógica em duas escolas pública. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, descritiva e de abordagem qualitativa em duas escolas do município de Caruaru-PE. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores da Escola Municipal Caic Dr. Amaro Lyra e Silva e 10 professores da Escola Municipal Cesarina Moura Vieira Costa, totalizado 20 participantes, que atuam em sala de Ensino Fundamental I e II. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário e os dados obtidos foram analisados na perspectiva qualitativa. Os resultados sugerem um ambiente escolar com muitos casos de indisciplina o que se torna pouco atrativo e inapropriado às aulas, o que acentua as faltas dos alunos podendo levar a repetência ou até mesmo a evasão escolar, como também a exclusão da escola, além de interferir na qualidade do ensino. Tais acontecimentos trazem consequências drásticas tanto para o agredido como para o agressor que é prejudicado em seu desenvolvimento escolar. O professor deve estar atento e preparado para lidar com a situação, visto que são profissionais peças-chave para que os projetos de prevenção da violência escolar deem certo. A formação deve ser permanente, assim como as ações para diminuição das violências, do estresse e do esgotamento que afetam a todos.

Biografía del autor/a

Natalia Lima Tavares das Chagas, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: nataliachagas_2013@hotmail.com. 

Eliete Francisca da Silva Farias, Veni Creator Christian University

Doutoranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: franliethe@hotmail.com.

Marcela Tarciana Cunha Silva Martins, Veni Creator Christian University

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: marcela.tarciana@yahoo.com.br

Publicado

2021-07-31

Cómo citar

Chagas, N. L. T. das ., Farias, E. F. da S. ., & Martins, M. T. C. S. . (2021). INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: FATORES QUE INTERFEREM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CARUARU. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 668–682. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1713