INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: FATORES QUE INTERFEREM NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CARUARU
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1713Palabras clave:
Ambiente escolar. Agressão. Formação.Resumen
A violência escolar, por vezes, é considerada equivocamente como um ato de indisciplina e pode ocorrer de maneira silenciosa, e despercebida pelos professores. Esta preocupação tem exigido um olhar mais cuidadoso por parte dos profissionais de educação. A partir deste contexto o presente estudo teve como principal objetivo analisar como a indisciplina e a violência podem interferir na prática pedagógica em duas escolas pública. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, descritiva e de abordagem qualitativa em duas escolas do município de Caruaru-PE. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores da Escola Municipal Caic Dr. Amaro Lyra e Silva e 10 professores da Escola Municipal Cesarina Moura Vieira Costa, totalizado 20 participantes, que atuam em sala de Ensino Fundamental I e II. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário e os dados obtidos foram analisados na perspectiva qualitativa. Os resultados sugerem um ambiente escolar com muitos casos de indisciplina o que se torna pouco atrativo e inapropriado às aulas, o que acentua as faltas dos alunos podendo levar a repetência ou até mesmo a evasão escolar, como também a exclusão da escola, além de interferir na qualidade do ensino. Tais acontecimentos trazem consequências drásticas tanto para o agredido como para o agressor que é prejudicado em seu desenvolvimento escolar. O professor deve estar atento e preparado para lidar com a situação, visto que são profissionais peças-chave para que os projetos de prevenção da violência escolar deem certo. A formação deve ser permanente, assim como as ações para diminuição das violências, do estresse e do esgotamento que afetam a todos.
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