GÊNEROS TEXTUAIS: IMPRESCINDÍVEIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Maria Gorette da Silva Veni Creator Christian University
  • André Neres de Lima Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1711

Palabras clave:

Gêneros textuais. Língua Portuguesa. Ensino-Aprendizagem.

Resumen

Este trabalho defende o uso dos gêneros textuais para a aquisição e construção dos saberes linguísticos e não linguísticos na aprendizagem da Língua Portuguesa, na vida escolar do aluno. Eles servem de suporte e instrumento pedagógico na postura consciente do professor, para a formação de valores não meramente em atividade de sala de aula, mas também na tomada de decisões para a solução de conflitos, promovendo experiências para o enriquecimento das habilidades e competências dos educandos. Esta pesquisa possui caráter bibliográfico, e mostra o embasamento teórico através de consultas a diversos livros de autores renomados acerca do assunto em estudo. Fundamenta-se na utilização dos gêneros textuais, pois com eles, seus usuários constroem visões de mundo, estimula-se o gosto pela leitura e escrita. Os gêneros contribuem também para a reflexão sobre a Língua, interação das práticas sociais, ascensão do indivíduo às variadas formas de comunicação. Por meio destes usos de forma processual, e progressiva, o educando abrirá novos horizontes, construirá conhecimento, escrevendo, assim, sua cidadania.

 

Biografía del autor/a

Maria Gorette da Silva, Veni Creator Christian University

Graduada em Letras, pela Faculdade de formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL), Pós-Graduada em Metodologia em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, pela UNINTER, Pós-Graduanda em Ciências da Educação, pela Veni Creator Christian University. E-mail: mgorettesv@gmail.com.

André Neres de Lima, Veni Creator Christian University

Graduado em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especializado em Educação de Jovens e Adultos, pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Pós-Graduando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: andreneres1985@gmail.com.

Publicado

2021-07-31

Cómo citar

Silva, M. G. da, & Lima, A. N. de . (2021). GÊNEROS TEXTUAIS: IMPRESCINDÍVEIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 625–640. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1711