MÉTODO DE CONTROL FÍSICO PARA MANEJO DE BROTES EN EL CULTIVO DE CAFÉ ‘ROBUSTA AMAZÓNICO’ (Coffea canephora) EN UNA PROPIEDAD CAFETERA EN CACOAL, RONDÔNIA

Autores/as

  • Geovane Pinto Menezes FANORTE
  • Josiel Araujo da Costa FANORTE
  • Tony José Balbino FANORTE
  • Diego Geraldo Caetano Nunes FANORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16982

Resumen

RESUMO: O presente estudo teve como objetivo avaliar a taxa de brotação de clones de café 'Robusta Amazônico' R-22, 08, 88 e 25, devido ao uso de impedimentos físicos para minimizar a incidência de luz nas gemas brotantes. O experimento foi submetido a sete tratamentos, onde T1 = tecido TNT; T2 = tinta cal; T3 = pintura a óleo; T4 = plástico polietileno PEBD; T5 = filme plástico e T6 = controle. As variáveis ​​analisadas foram a taxa de brotação através do peso de matéria fresca e matéria seca produzida e o número de brotos. O tratamento 1 (tecido 80% TNT) é o mais representativo para o controle de brotos, reduzindo significativamente o número de brotos, bem como seus teores de matéria fresca e matéria seca, sem causar danos ao cafeeiro. Contudo, novos estudos são necessários para compreender a viabilidade econômica e ambiental desta prática.

Biografía del autor/a

Geovane Pinto Menezes, FANORTE

Técnico em Agroecologia – Instituto Federal de Rondônia – Campus Cacoal, Acadêmico do curso de Agronomia da Instituição de Ensino Superior de Cacoal (FANORTE).

Josiel Araujo da Costa, FANORTE

Técnico em Cooperativismo – Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho, Acadêmico do curso de Agronomia da Instituição de Ensino Superior de Cacoal (FANORTE).

Tony José Balbino, FANORTE

Engenheiro agrônomo, Mestre em Agroecossistemas Amazônicos, professor/orientador, Instituição de Ensino Superior de Cacoal (FANORTE).

Diego Geraldo Caetano Nunes, FANORTE

Biólogo, Doutor em Agroecologia, Mestre em Ciências Biológicas, professor/coorientador, Instituição de Ensino Superior de Cacoal (FANORTE).

Publicado

2024-11-23

Cómo citar

Menezes, G. P., Araujo da Costa, J., José Balbino, T., & Geraldo Caetano Nunes, D. (2024). MÉTODO DE CONTROL FÍSICO PARA MANEJO DE BROTES EN EL CULTIVO DE CAFÉ ‘ROBUSTA AMAZÓNICO’ (Coffea canephora) EN UNA PROPIEDAD CAFETERA EN CACOAL, RONDÔNIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5863–5869. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16982