CONTRIBUIÇÕES DA LUDOPEDAGOGIA: O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Crist Wilian de Moura Barbosa da Silva Faculdade Delta
  • David Anderson Barbosa Rodrigues Fundação Cesumar
  • Robson Canteiro Valenzuela Faculdade Venda Nova do Imigrante
  • Rosilene de Arruda Assunção Centro Universitário de Jales
  • Uetes do Carmo Santos Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz
  • Wanderson Rodrigues Miranda Faculdade FAMART

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1696

Palavras-chave:

: Ludopedagogia. Educação Infantil. Ludicidade. Estratégias de Ensino. Atividades Lúdicas.

Resumo

A educação escolar demanda ser repensada e aprimorada continuamente, pois decorrem mudanças na sociedade que influenciam nas necessidades e concepções do indivíduo. neste contexto, o lúdico constitui a sua importância no desenvolvimento do aprendizado das crianças das séries iniciais, por meio dos jogos e brincadeiras. este estudo qualifica-se como uma pesquisa bibliográfica. o objetivo geral deste estudo é discutir o trabalho com estratégias de ensino lúdicas nas séries iniciais. o desenvolvimento deste estudo se justifica pela abrangência do componente lúdico nas estratégias de ensino que são empregadas nas séries iniciais. as estratégias de ensino lúdicas são embasadas pelos conhecimentos difundidos na ludopedagogia, se expressando por meio de atividades lúdicas de jogos, brincadeiras e dinâmicas. estas estratégias de ensino lúdicas se desenvolvem embasadas na criatividade e curiosidade da criança, contribuindo para o aluno se posicionar como agente ativo na construção dos eu conhecimento.

Biografia do Autor

Crist Wilian de Moura Barbosa da Silva, Faculdade Delta

Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade de Administração, Humanas e Exatas. Licenciado em Geografia pela UNIP. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Delta. e-mail:cristwilian@hotmail.com.

David Anderson Barbosa Rodrigues, Fundação Cesumar

Pós-graduado em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Fundação Cesumar (UniCesumar). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). E-mail: davidanderso.rodrigues@gmail.com.

Robson Canteiro Valenzuela, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Graduação em Artes Cênicas - Licenciatura pela Universidade Federal da Grande Dourados. Pós-graduação em Artes Visuais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Segunda Licenciatura em Pedagogia na Faculdades Magsu. E-mail:robinn.valenzuela@gmail.com

Rosilene de Arruda Assunção, Centro Universitário de Jales

Graduada em Letras pela UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande. Pós-graduada em: Educação Infantil com ênfase em Educação Especial pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra. Segunda Licenciatura em Pedagogia pelo UNIJALES – Centro Universitário de Jales. E-mail: rosiprofvg@gmail.com.

Uetes do Carmo Santos, Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz

Pós-graduado em Educação Infantil e Ensino Fundamental (UNIP-DF). Pós -graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (Facibra). Licenciado em Educação Física Universidade Paulista (UNIP). E- mail: pefprofessor@gmail.com.

Wanderson Rodrigues Miranda, Faculdade FAMART

Graduado em Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Itararé – FAFIT; Pós-graduando em Educação Infantil e Ensino Fundamental pela Faculdade FAMART. E-mail: miranda.wanderson@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-07-31

Como Citar

Silva, C. W. de M. B. da ., Rodrigues, D. A. B. ., Valenzuela, R. C. ., Assunção, R. de A. ., Santos, U. do C. ., & Miranda, W. R. . (2021). CONTRIBUIÇÕES DA LUDOPEDAGOGIA: O LÚDICO NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 429–446. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1696