CONTRIBUTOS DA PSIQUIATRIA, NEUROCIÊNCIA E PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO: ARTICULAÇÃO DA TRÍADE COM OS SABERES E FAZERES PEDAGÓGICOS

Autores/as

  • Fabiano Pedro Xavier Christian Business School
  • Gerônimo Dornelas Carneiro Faculdade Frassinetti
  • Edwiges Bezerra da Silva Leite Faculdade de Ciências Humanas de Olinda
  • Magaly Batalha Veríssimo Faculdade Alpha
  • Marcio Muniz de Melo Faculdade Alpha
  • Karolina Silva Lins Muniz Faculdade de Vendad Nova do Imigrante

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16835

Palabras clave:

Psiquiatria. Neurociência. Psicanálise. Educação. Inconsciente. Saber. Transferência.

Resumen

Registram-se transformações significativas na prática pedagógica atual. A relação entre psiquiatria, neurociência e psicanálise com a educação vem possibilitando melhor compreensão dos educadores sobre o desenvolvimento do ser frente ao funcionamento do psíquico e dos processos mentais. A premissa fundamental da tríade é a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente. Este trabalho objetiva apresentar possibilidades de aportes na formação do professor a partir da análise das práticas docentes, visando oferecer condições aos professores para o enfrentamento de problemas do cotidiano escolar. Há atualmente um maior reconhecimento da importância do saber inconsciente acumulado na linguagem, cuja transmissão não obedece a nenhum planejamento curricular, mas a uma inscrição que se opera a partir das relações primárias e espontâneas. O pedagogo de hoje reconhece, independentemente de atribui ou não à psicanálise tal inclinação, o valor do equívoco, do lapso, da formação lacunar ou da estratégia que quebra a lógica linear, como possíveis caminhos para a descoberta de novos conhecimentos. A influência dessa articulação tem favorecido um desempenho mais livre nas escolhas dos educandos para constituir seus conhecimentos através dos processos de identificação e de transferência que ocorrem na relação professor e aluno. A língua não é utilizada meramente no seu valor de código, mas também como espaço de acúmulo de um saber inconsciente.

Biografía del autor/a

Fabiano Pedro Xavier, Christian Business School

Doutor em Ciências da Educação, Christian Business School.

Gerônimo Dornelas Carneiro, Faculdade Frassinetti

Pós-graduação em linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa, Faculdade Frassinetti do Recife.

Edwiges Bezerra da Silva Leite, Faculdade de Ciências Humanas de Olinda

Pós-graduação em coordenação pedagógica e supervisão escolar, Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. 

Magaly Batalha Veríssimo, Faculdade Alpha

Pós-graduada em educação especial e inclusiva, Faculdade Alpha.

Marcio Muniz de Melo, Faculdade Alpha

Pós-graduação em educação especial inclusiva, Faculdade Alpha.

Karolina Silva Lins Muniz, Faculdade de Vendad Nova do Imigrante

Pós-graduada em educação inclusiva e especial, Faculdade de Vendad Nova do Imigrante.

 

Publicado

2024-11-21

Cómo citar

Xavier, F. P., Carneiro, G. D., Leite, E. B. da S., Veríssimo, M. B., Melo, M. M. de, & Muniz, K. S. L. (2024). CONTRIBUTOS DA PSIQUIATRIA, NEUROCIÊNCIA E PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO: ARTICULAÇÃO DA TRÍADE COM OS SABERES E FAZERES PEDAGÓGICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 4782–4804. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16835