CONTRIBUTOS DA PSIQUIATRIA, NEUROCIÊNCIA E PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO: ARTICULAÇÃO DA TRÍADE COM OS SABERES E FAZERES PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16835Palavras-chave:
Psiquiatria. Neurociência. Psicanálise. Educação. Inconsciente. Saber. Transferência.Resumo
Registram-se transformações significativas na prática pedagógica atual. A relação entre psiquiatria, neurociência e psicanálise com a educação vem possibilitando melhor compreensão dos educadores sobre o desenvolvimento do ser frente ao funcionamento do psíquico e dos processos mentais. A premissa fundamental da tríade é a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente. Este trabalho objetiva apresentar possibilidades de aportes na formação do professor a partir da análise das práticas docentes, visando oferecer condições aos professores para o enfrentamento de problemas do cotidiano escolar. Há atualmente um maior reconhecimento da importância do saber inconsciente acumulado na linguagem, cuja transmissão não obedece a nenhum planejamento curricular, mas a uma inscrição que se opera a partir das relações primárias e espontâneas. O pedagogo de hoje reconhece, independentemente de atribui ou não à psicanálise tal inclinação, o valor do equívoco, do lapso, da formação lacunar ou da estratégia que quebra a lógica linear, como possíveis caminhos para a descoberta de novos conhecimentos. A influência dessa articulação tem favorecido um desempenho mais livre nas escolhas dos educandos para constituir seus conhecimentos através dos processos de identificação e de transferência que ocorrem na relação professor e aluno. A língua não é utilizada meramente no seu valor de código, mas também como espaço de acúmulo de um saber inconsciente.
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