CONTRIBUTOS DA PSIQUIATRIA, NEUROCIÊNCIA E PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO: ARTICULAÇÃO DA TRÍADE COM OS SABERES E FAZERES PEDAGÓGICOS

Autores

  • Fabiano Pedro Xavier Christian Business School
  • Gerônimo Dornelas Carneiro Faculdade Frassinetti
  • Edwiges Bezerra da Silva Leite Faculdade de Ciências Humanas de Olinda
  • Magaly Batalha Veríssimo Faculdade Alpha
  • Marcio Muniz de Melo Faculdade Alpha
  • Karolina Silva Lins Muniz Faculdade de Vendad Nova do Imigrante

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16835

Palavras-chave:

Psiquiatria. Neurociência. Psicanálise. Educação. Inconsciente. Saber. Transferência.

Resumo

Registram-se transformações significativas na prática pedagógica atual. A relação entre psiquiatria, neurociência e psicanálise com a educação vem possibilitando melhor compreensão dos educadores sobre o desenvolvimento do ser frente ao funcionamento do psíquico e dos processos mentais. A premissa fundamental da tríade é a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente. Este trabalho objetiva apresentar possibilidades de aportes na formação do professor a partir da análise das práticas docentes, visando oferecer condições aos professores para o enfrentamento de problemas do cotidiano escolar. Há atualmente um maior reconhecimento da importância do saber inconsciente acumulado na linguagem, cuja transmissão não obedece a nenhum planejamento curricular, mas a uma inscrição que se opera a partir das relações primárias e espontâneas. O pedagogo de hoje reconhece, independentemente de atribui ou não à psicanálise tal inclinação, o valor do equívoco, do lapso, da formação lacunar ou da estratégia que quebra a lógica linear, como possíveis caminhos para a descoberta de novos conhecimentos. A influência dessa articulação tem favorecido um desempenho mais livre nas escolhas dos educandos para constituir seus conhecimentos através dos processos de identificação e de transferência que ocorrem na relação professor e aluno. A língua não é utilizada meramente no seu valor de código, mas também como espaço de acúmulo de um saber inconsciente.

Biografia do Autor

Fabiano Pedro Xavier, Christian Business School

Doutor em Ciências da Educação, Christian Business School.

Gerônimo Dornelas Carneiro, Faculdade Frassinetti

Pós-graduação em linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa, Faculdade Frassinetti do Recife.

Edwiges Bezerra da Silva Leite, Faculdade de Ciências Humanas de Olinda

Pós-graduação em coordenação pedagógica e supervisão escolar, Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. 

Magaly Batalha Veríssimo, Faculdade Alpha

Pós-graduada em educação especial e inclusiva, Faculdade Alpha.

Marcio Muniz de Melo, Faculdade Alpha

Pós-graduação em educação especial inclusiva, Faculdade Alpha.

Karolina Silva Lins Muniz, Faculdade de Vendad Nova do Imigrante

Pós-graduada em educação inclusiva e especial, Faculdade de Vendad Nova do Imigrante.

 

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Xavier, F. P., Carneiro, G. D., Leite, E. B. da S., Veríssimo, M. B., Melo, M. M. de, & Muniz, K. S. L. (2024). CONTRIBUTOS DA PSIQUIATRIA, NEUROCIÊNCIA E PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO: ARTICULAÇÃO DA TRÍADE COM OS SABERES E FAZERES PEDAGÓGICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 4782–4804. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16835