PODCASTS EDUCACIONAIS: POTENCIALIZANDO O ENSINO E APRENDIZADO

Autores/as

  • Lisandra Silva Camargo Campanha Universidade Castelo Branco
  • Bárbara Martins Kuster Carari FATESF
  • Claudinesia de Azevedo Barbosa Faculdade Iguaçu
  • Doraínes Pinão Fejoli Universidade Castelo Branco
  • Joana D'arc Fernandes Ferreira Dalbem Faculdade São Camilo
  • Rosilene Ribeiro FETREMIS
  • Valéria de Oliveira Faco Faculdade Venda Nova do Imigrante

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16804

Palabras clave:

Podcasts. Educação. Ensino-aprendizagem. Tecnologia. Formação.

Resumen

Este estudo investigou o uso de podcasts na educação, abordando a questão das suas contribuições e desafios na implementação. O objetivo geral foi analisar as potencialidades e os obstáculos dessa ferramenta no contexto educacional, utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica. A revisão da literatura evidenciou que os podcasts promovem flexibilidade e autonomia aos alunos, facilitando o acesso ao conteúdo de forma interativa. Contudo, foram identificados desafios, como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada e a capacitação de educadores. As considerações finais ressaltaram que, apesar das dificuldades, os benefícios do uso de podcasts superam os obstáculos, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades críticas e reflexivas. Por fim, indicou-se a necessidade de novos estudos para aprofundar a compreensão sobre a eficácia dos podcasts na educação, visando explorar diferentes contextos e públicos.

Biografía del autor/a

Lisandra Silva Camargo Campanha, Universidade Castelo Branco

Pós-Graduação em Gestão Escolar Integradora: Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional. Universidade Castelo Branco.

Bárbara Martins Kuster Carari, FATESF

Pós-Graduação em Gestão Escolar Integradora e Práticas Pedagógicas. Faculdade de Tecnologia São Francisco de Assis (FATESF).

Claudinesia de Azevedo Barbosa, Faculdade Iguaçu

Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais. Faculdade Iguaçu.

Doraínes Pinão Fejoli, Universidade Castelo Branco

Pós-Graduação em Gestão Escolar Integradora: Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional. Universidade Castelo Branco.

Joana D'arc Fernandes Ferreira Dalbem, Faculdade São Camilo

Pós-Graduação em História do Brasil. Faculdade São Camilo.

Rosilene Ribeiro, FETREMIS

Pós-Graduação em Gestão Educacional: Administração, Supervisão, Orientação. Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missionária- FETREMIS.

Valéria de Oliveira Faco, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar. Faculdade Venda Nova do Imigrante.

Publicado

2024-11-11

Cómo citar

Campanha, L. S. C., Carari, B. M. K., Barbosa, C. de A., Fejoli, D. P., Dalbem, J. D. F. F., Ribeiro, R., & Faco, V. de O. (2024). PODCASTS EDUCACIONAIS: POTENCIALIZANDO O ENSINO E APRENDIZADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2460–2465. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16804