REPENSANDO O PAPEL DO ESTADO NA SEGURANÇA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: A NECESSÁRIA TUTELA ESPECÍFICA DO ESTADO NO COMBATE AOS ATAQUES NAS ESCOLAS

Autores/as

  • Wendrel Veloso Passos Faculdade São Lucas
  • Letícia Vivianne Miranda Cury Faculdade São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16745

Palabras clave:

Segurança escolar. Estado. Prevenção. Ataques em escolas. Políticas públicas.

Resumen

O aumento de ataques violentos em instituições de ensino no Brasil nos últimos anos levanta questões de urgências sobre o papel do Estado na proteção desses espaços. Este artigo busca analisar o papel do Estado na segurança das instituições de ensino, focando na necessidade de medidas específicas para prevenir e combater ataques violentos. Propõe uma abordagem integrada que combine segurança física, apoio psicossocial e prevenção, destacando a importância de monitoramento, políticas de inclusão e combate ao bullying. Defende também o fortalecimento da legislação sobre controle de armas e o monitoramento de redes sociais. Conclui-se que a atuação estatal deve ir além da presença policial, promovendo uma cultura de paz e o envolvimento da comunidade escolar.

Biografía del autor/a

Wendrel Veloso Passos, Faculdade São Lucas

Discente do Curso de Direito, Faculdade São Lucas-AFYA.

Letícia Vivianne Miranda Cury, Faculdade São Lucas

Professora. Mestre em Direito, Faculdade São Lucas-AFYA

Publicado

2024-11-19

Cómo citar

Passos, W. V., & Cury, L. V. M. (2024). REPENSANDO O PAPEL DO ESTADO NA SEGURANÇA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: A NECESSÁRIA TUTELA ESPECÍFICA DO ESTADO NO COMBATE AOS ATAQUES NAS ESCOLAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 4198–4210. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16745