FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS INCLUSIVAS: IMPACTOS E NECESSIDADES DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ESCOLAR ACESSÍVEL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16736

Palabras clave:

Educação inclusiva. Formação de docente. Adaptação curricular.

Resumen

Este trabalho abordou a importância da formação docente para a efetivação da educação inclusiva, enfatizando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para adaptações curriculares. O estudo investigou como a formação inicial e continuada dos docentes influencia suas práticas inclusivas, especialmente no que se refere à adaptação de conteúdos, metodologias e recursos pedagógicos para atender à diversidade em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa mista envolvendo a qualitativa, a quantitativa e uma revisão bibliográfica, utilizando literatura especializada e documentos governamentais sobre a educação inclusiva e a formação docente no Brasil. A análise revelou que muitos professores ainda enfrentam dificuldades para implementar práticas inclusivas devido ao despreparo em sua formação e à falta de apoio institucional. Foram identificadas barreiras como escassez de recursos, ausência de suporte psicológico e resistência em relação às adaptações curriculares. No entanto, a pesquisa também destacou que a formação continuada e o uso de tecnologias assistivas representam importantes estratégias para aprimorar a inclusão escolar. Concluiu-se que, para uma educação inclusiva efetiva, é necessário investir em políticas públicas que promovam a capacitação dos docentes, a infraestrutura acessível nas escolas e o apoio multidisciplinar, de modo a construir um ambiente educacional equitativo e respeitoso às diferenças. Esse investimento na formação docente é essencial para a promoção de uma educação que valorize a diversidade e assegure a participação plena de todos os alunos.

Biografía del autor/a

Helena Teresinha Reinehr Stoffel, Universidad Europea del Atlántico

Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). https://orcid.org/0000-0002-2649-0509.

Alessandra Boeira Bastos, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação com especialização em Formação de Professores (UNEATLANTICO). https://orcid.org/0009-0001-4562-9959.

Aline Leonardo da Silva, UNEATLANTICO

 Mestranda em  Educação com especialização em Gestão de Centro Educacionais (UNEATLANTICO). https://orcid.org/0009-0008-6579-9067

Aloisio Oliveira Ramos, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação com especialização em TICs (UNEATLANTICO). https://orcid.org/0009-0007-4218-9066 

Angela Zamparetti Oliveira, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores (UNEATLANTICO).  https://orcid.org/0009-0009-5785-8490.

Bruna Piacentini Stüpp Valgas, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores  (UNEATLANTICO). https://orcid.org/0009-0000-1531-0958.

Ediléia da Costa Nunes, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com Especialização em Formação de Professores (UNEATLANTICO). https://orcid.org/0009-0005-8764-9682.

Eloisa Longo Durante Botega, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com Especialização em Tics (UNEATLANTICO). https://orcid.org/0009-0003-2679-8727.

Gevânia da Silva Correia, UNEATLANTICO

Mestranda e educação com especialização em Formação de Professores (UNEATLANTICO). https://orcid.org/0009-0001-9447-6450.

Juliana Cavalcante de Oliveira, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com especialização em TICs (UNEATLANTICO). https://orcid.org/0009-0000-9895-0757.

Kátia Sacani, UNEATLANTICO

Mestranda em  Educação com especialização em Formação de Professores (UNEATLANTICO).https://orcid.org/0009-0008-2333-7059.

Milena Almeida Albino, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com especialização em formação de professores (UNEATLANTICO).https://orcid.org/0009-0006-0721-3721.

Narielly Elis da Silva, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com Especialização em TICs (UNEATLANTICO)..https://orcid.org/0009-0009-6159-7852.

Simara Castro Cascaes Fernandes, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores (UNEATLANTICO). https://orcid.org/0009-0008-4564-1967.

Vivian Cristina Borges Hashitani, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação com especialização em formação de professores (UNEATLANTICO). https://orcid.org/0009-0005-8492-7472.

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Stoffel, H. T. R., Bastos, A. B., Silva, A. L. da, Ramos, A. O., Oliveira, A. Z., Valgas, B. P. S., … Hashitani, V. C. B. (2024). FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS INCLUSIVAS: IMPACTOS E NECESSIDADES DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ESCOLAR ACESSÍVEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2838–2857. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16736