PODCASTS COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA ALUNOS DO SÉCULO XXI

Autores/as

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Pollyne Louzada dos Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Dayane Amaro Brandão Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Josefina Maria Tuao Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16706

Palabras clave:

Podcasts. Educação. Ensino-aprendizagem. Formação de professores. Mídia-educação.

Resumen

Este estudo abordou a questão de como a utilização de podcasts poderia contribuir para o processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar. O objetivo geral foi analisar a aplicação de podcasts na educação e suas implicações para a prática pedagógica. A metodologia adotada foi bibliográfica, permitindo uma análise de artigos acadêmicos, livros e relatos de experiências sobre a temática. No desenvolvimento, constatou-se que os podcasts oferecem flexibilidade e promovem o engajamento dos alunos, além de possibilitar uma nova abordagem pedagógica. Também se destacou a importância da formação adequada dos educadores para a implementação eficaz dessa ferramenta. As considerações finais ressaltaram que, apesar das evidências favoráveis à utilização de podcasts, há a necessidade de novas pesquisas que avaliem seu impacto no desempenho acadêmico e nas práticas educacionais. A continuidade dos estudos poderá fornecer insights valiosos sobre a efetividade dos podcasts na educação contemporânea.

Biografía del autor/a

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Pollyne Louzada dos Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Dayane Amaro Brandão, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Josefina Maria Tuao, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Publicado

2024-11-07

Cómo citar

Santos, S. M. A. V., Santos, P. L. dos, Brandão, D. A., & Tuao, J. M. (2024). PODCASTS COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA ALUNOS DO SÉCULO XXI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1704–1709. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16706