COMO A LOGOTERAPIA PODE ABRAÇAR OS PÓS BARIÁTRICOS: UMA ABORDAGEM TERAPÊUTICA PARA TRANSFORMAÇÃO PESSOAL

Autores/as

  • Mônica Rogalsky Tissen UniEnsino
  • Diego da Silva
  • Jaqueline do Rossio Silva TEA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16665

Palabras clave:

Logoterapia. Cirurgia Bariátrica. Pós-bariátricos. Qualidade de vida. Abordagem terapêutica.

Resumen

Este trabalho explora a aplicação da logoterapia na vida de indivíduos pós-bariátricos, focando na transformação pessoal e na adaptação ao novo estilo de vida. A justificativa reside na necessidade crescente de suporte psicológico especializado para pacientes que passam pela cirurgia bariátrica e enfrentam desafios emocionais e existenciais. O objetivo é analisar como a logoterapia pode contribuir para o processo de adaptação e sentido pessoal desses indivíduos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com revisão de literatura sobre logoterapia e estudos de caso de intervenções terapêuticas. Os resultados evidenciam que a logoterapia facilita a adaptação dos pacientes, ajudando-os a encontrar um novo sentido e a melhorar a qualidade de vida. Conclui-se que a logoterapia oferece uma abordagem valiosa para o suporte psicológico de pósbariátricos, promovendo uma transformação pessoal significativa e o enfrentamento dos desafios emocionais associados ao processo de recuperação e trabalhando para preservar-se do reganho de peso.

Biografía del autor/a

Mônica Rogalsky Tissen, UniEnsino

Estudante de Psicologia da UniEnsino 10 Período. 

Diego da Silva

Discente do Curso de Psicologia. 

Jaqueline do Rossio Silva, TEA

Pedagoga e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Especializada em TEA, ABA, Altas Habilidade, Psicomotricidade em Clínica Institucional, TCC, Avalição Psicológica e Psicodiagnóstico.

Publicado

2024-11-11

Cómo citar

Tissen, M. R., Silva, D. da, & Silva, J. do R. (2024). COMO A LOGOTERAPIA PODE ABRAÇAR OS PÓS BARIÁTRICOS: UMA ABORDAGEM TERAPÊUTICA PARA TRANSFORMAÇÃO PESSOAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2467–2486. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16665