PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: MÉTODOS ADAPTATIVOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores/as

  • Alexandra da Silva Leite Faculdade de tecnologia Equipe Darwin
  • Luís Paulo Coutinho Lemos FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16531

Palabras clave:

Práticas na educação inclusiva. Métodos. Adaptações para crianças atípicos. Neuróticos.

Resumen

O trabalho discute a prática pedagógica inclusiva adaptativa nas escolas públicas e privadas, com foco no atendimento a estudantes com deficiência em processo de inclusão escolar. O referencial teórico aborda a prática pedagógica adaptada, utilizando recursos de baixo custo para promover a adaptação curricular nas escolas. A pesquisa, de natureza qualitativa, configurou-se como um estudo bibliográfico, complementado por pesquisa e elaboração de materiais para aplicação em campo. Para a coleta de informações, utilizou-se a prática e a observação dirigida. Os resultados foram analisados e compreendidos com base na análise de conteúdo e nas práticas aplicadas em campo. Constatou-se que a prática pedagógica inclusiva é um desafio a ser superado por todos, especialmente no contexto da sala de aula regular. Durante as observações, ficaram evidentes os seguintes aspectos: práticas autoritárias, descontextualizadas, inflexibilidade de conteúdos e uma rotina desmotivadora. As aulas são, em geral, estruturadas de maneira rígida, com uma sequência que inclui cópia no quadro, anotação e explicação do conteúdo, caracterizando-se pela ausência de materiais pedagógicos diversificados, limitando-se ao uso exclusivo do livro didático. Além disso, as condições e a estruturação dos materiais são frequentemente inadequadas, resultando na precarização do ambiente escolar e dificultando o processo de ensino e aprendizagem de forma eficaz. Diante disso, pode-se afirmar que, no contexto pesquisado, ainda há uma acentuada lacuna entre a prática pedagógica e as adaptações necessárias, o que compromete o processo de inclusão nos ambientes escolares.

 

 

Biografía del autor/a

Alexandra da Silva Leite, Faculdade de tecnologia Equipe Darwin

Pós- graduada em Educação Especial   em Língua Brasileira de Sinais LIBRAS, Faculdade de tecnologia Equipe Darwin. Psicopedagogia Clínica e Institucional, Faculdade Pan Americana.  Neuropsicopedagogia Clínica Institucional e Aplicada, Faculdade Bookpay. Professora de Sala de AEE, séries iniciais do ensino fundamental. Licenciatura Plena em Pedagogia, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Luís Paulo Coutinho Lemos, FAVENI

Pós- graduação em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, Faculdade Venda Novas do Imigrante- FAVENI. Professor de Ensino Médio. Licenciatura Plena em Pedagogia, Faculdade Intervale.

Publicado

2024-11-16

Cómo citar

Leite, A. da S., & Lemos, L. P. C. (2024). PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: MÉTODOS ADAPTATIVOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3707–3719. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16531