PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: MÉTODOS ADAPTATIVOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16531Palavras-chave:
Práticas na educação inclusiva. Métodos. Adaptações para crianças atípicos. Neuróticos.Resumo
O trabalho discute a prática pedagógica inclusiva adaptativa nas escolas públicas e privadas, com foco no atendimento a estudantes com deficiência em processo de inclusão escolar. O referencial teórico aborda a prática pedagógica adaptada, utilizando recursos de baixo custo para promover a adaptação curricular nas escolas. A pesquisa, de natureza qualitativa, configurou-se como um estudo bibliográfico, complementado por pesquisa e elaboração de materiais para aplicação em campo. Para a coleta de informações, utilizou-se a prática e a observação dirigida. Os resultados foram analisados e compreendidos com base na análise de conteúdo e nas práticas aplicadas em campo. Constatou-se que a prática pedagógica inclusiva é um desafio a ser superado por todos, especialmente no contexto da sala de aula regular. Durante as observações, ficaram evidentes os seguintes aspectos: práticas autoritárias, descontextualizadas, inflexibilidade de conteúdos e uma rotina desmotivadora. As aulas são, em geral, estruturadas de maneira rígida, com uma sequência que inclui cópia no quadro, anotação e explicação do conteúdo, caracterizando-se pela ausência de materiais pedagógicos diversificados, limitando-se ao uso exclusivo do livro didático. Além disso, as condições e a estruturação dos materiais são frequentemente inadequadas, resultando na precarização do ambiente escolar e dificultando o processo de ensino e aprendizagem de forma eficaz. Diante disso, pode-se afirmar que, no contexto pesquisado, ainda há uma acentuada lacuna entre a prática pedagógica e as adaptações necessárias, o que compromete o processo de inclusão nos ambientes escolares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY