COMO OS FATORES GENÉTICOS CONTRIBUEM PARA O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16446

Palabras clave:

Transtorno do Espectro Autista. Genética. Neurodesenvolvimento.

Resumen

O Transtorno Espectro Autista (TEA) é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por alterações qualitativas e quantitativas nas dimensões da comunicação, interação social e comportamento. Apesar dos avanços substanciais na compreensão do TEA, a implementação de  investigações precoces e a realização de exames genéticos para essas pessoas ainda se mostram escassas. O presente trabalho tem como objetivo explorar a influência da genética na compreensão do TEA. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão bibliográfica narrativa, abrangendo pesquisas pertinentes dos últimos vinte anos. Foram discutidos os critérios diagnósticos, sinais e marcadores neurobiológicos associados ao TEA, além das implicações genéticas e ambientais. A revisão evidenciou as principais implicações que impactam o desenvolvimento do TEA e a carência de exames genéticos para a detecção precoce e os principais avanços na área genética, abordando também fatores hereditários, mendelianos, poligênicos e ambientais. Por fim, ressalta-se a importância da pesquisa contínua para o propósito de promover diagnósticos precoces, bem como a realização de exames genéticos e a consideração das influências ambientais.

Biografía del autor/a

Maria Victoria de Jesus Faria, UniSales

Graduanda em psicologia pelo Centro Universitário Salesiano (UniSales)em Vitória no Espírito Santo.

Renata Massalai, Cristian Bussness School

Professora de psicologia no Centro Universitário Salesiano (UniSales). Graduada em Psicologia pela Universidade de Vila Velha (UVV). Mestre em Neurociências pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutoranda em Educação pela Christian Business School (CBC), Flórida, EUA. Vitória, Espírito Santo. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9564-4794.

Publicado

2024-11-01

Cómo citar

Faria, M. V. de J., & Massalai, R. (2024). COMO OS FATORES GENÉTICOS CONTRIBUEM PARA O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 29–55. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16446