A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: REDEFININDO O CURRÍCULO PARA COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI

Autores/as

  • Anderson César de Souza Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Claudia Aparecida Viale Dias Faculdade de Ciências Aplicadas
  • Dandara Pianissola Barbosa Centro Universitário Faveni
  • Gilce Helena Pianissola Rossi Faculdade Integrada de Jacarepaguá
  • Marco Aurélio Nunes de Salles Faculdade Integradas de Jacarepaguá
  • Margarete Pianissola Bravim Faculdade de Educação da Serra
  • Maysara Maracy Côgo Lessa FAFIA
  • Rosimere de Oliveira Nalli Caliman Universidade Federal e Lavras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16429

Palabras clave:

Ética da IA. Formação Docente. Currículo Ético. Tecnologia Educacional. Inovação Responsável.

Resumen

Esta pesquisa analisa os desafios éticos na incorporação da Inteligência Artificial (IA) no programa de estudos e na capacitação de professores. A meta principal é examinar como esses componentes se inter-relacionam e se afetam reciprocamente, com o intuito de auxiliar na criação de estratégias educacionais éticas na era digital. Por meio de uma extensa revisão de literatura, o estudo identifica os desafios e oportunidades decorrentes dessa integração, concentrando-se na exigência de uma reformulação profunda na capacitação docente e na organização do currículo. A pesquisa ressalta a relevância de cultivar uma mentalidade ampla nos educadores, que ultrapassa o simples treinamento técnico em Inteligência Artificial. Ela sugere um currículo mais fluido e integrado, no qual as questões éticas são um componente transversal. As orientações indicam um futuro educacional dinâmico e eticamente consciente, com destaque para redes de aprendizagem colaborativas focadas na ética da Inteligência Artificial, criação de estruturas éticas específicas para a educação, além da necessidade de tratar de temas como privacidade, igualdade e efeitos sociais da IA. O estudo conclui que a incorporação ética da Inteligência Artificial na educação exige uma mudança radical na concepção e aplicação do ensino e aprendizado, capacitando efetivamente as futuras gerações para os desafios éticos do mundo dominados pela IA. A expectativa é que as perspectivas apresentadas auxiliem significativamente educadores, administradores educacionais e formuladores de políticas públicas na criação de um sistema de educação ético, sólido e relevante para a era da Inteligência Artificial.

Biografía del autor/a

Anderson César de Souza Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Especialista em Tecnologias na Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Claudia Aparecida Viale Dias, Faculdade de Ciências Aplicadas

Especialista em Anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração de Jesus"

Dandara Pianissola Barbosa, Centro Universitário Faveni

Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar, Centro Universitário Faveni.

Gilce Helena Pianissola Rossi, Faculdade Integrada de Jacarepaguá

Especialista em Supervisão Escolar, Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ)

Marco Aurélio Nunes de Salles, Faculdade Integradas de Jacarepaguá

Especialista em Educação Física Escolar, Faculdade Integradas de Jacarepaguá (FIJ)

Margarete Pianissola Bravim, Faculdade de Educação da Serra

Especialista em Alfabetização e Letramento, Faculdade de Educação da Serra (FASE)

Maysara Maracy Côgo Lessa, FAFIA

Especialista em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA)

Rosimere de Oliveira Nalli Caliman, Universidade Federal e Lavras

Especialista em Matemática e Estatística, Universidade Federal e Lavras (UFLA)

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

Santos, A. C. de S., Dias, C. A. V., Barbosa, D. P., Rossi, G. H. P., Salles, M. A. N. de, Bravim, M. P., … Caliman, R. de O. N. (2024). A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: REDEFININDO O CURRÍCULO PARA COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4625–4639. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16429