OS EFEITOS DO CONSUMO DO CAFÉ COMO FATOR AGRAVANTE DA ANSIEDADE E DA DEPRESSÃO

Autores/as

  • Wilas Ambrozio Moreira FAMETRO
  • Francisca Marta Nascimento de Oliveira Freitas Freitas FAMETRO
  • Rosimar Honorato Lobo FAMETRO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16281

Palabras clave:

Cafeína. Ansiedade. Depressão. Excesso.

Resumen

A depressão afeta milhões de pessoas globalmente, a ansiedade, agravada pelo consumo excessivo de cafeína, pode ser intensificada em indivíduos predispostos, levando a ataques de pânico. Essa pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos do consumo de café como fator agravante da ansiedade e da depressão. O estudo trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem de revisão de literatura. Após apresentar a composição química do café, este artigo procura expor que a cafeína, presente no café, eleva o estado de alerta, mas seu consumo excessivo pode causar insônia, palpitações e habituação. Embora até 400 mg por dia seja considerado seguro, o abuso pode gerar dependência e sintomas de abstinência, como dores de cabeça e fadiga. Portanto, é crucial adotar uma abordagem equilibrada ao consumo de cafeína com base em medidas individualizadas, principalmente a predisposição genética e o estilo de vida. O alcance de literatura científica revisada fornece evidências de ambas as afirmações benéficas e danosas relativas ao café.

Biografía del autor/a

Wilas Ambrozio Moreira, FAMETRO

Graduando do Curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário FAMETRO.

Francisca Marta Nascimento de Oliveira Freitas Freitas, FAMETRO

Orientadora do TCC. Docente do Curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário FAMETRO. Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. 

Rosimar Honorato Lobo, FAMETRO

Co-orientador (a) do TCC. Docente do Curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário FAMETRO. Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade pela Universidade Estácio de Sá.

Publicado

2024-10-22

Cómo citar

Moreira, W. A., Freitas, F. M. N. de O. F., & Lobo, R. H. (2024). OS EFEITOS DO CONSUMO DO CAFÉ COMO FATOR AGRAVANTE DA ANSIEDADE E DA DEPRESSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3660–3678. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16281