ASPECTOS DA INDÚSTRIA PRÉ-COLONIAL DO OESTE PARANAENSE: UMA ANÁLISE DO MATERIAL DO SÍTIO SAPUCAIA 4 (IGUATU, PR, BRASIL)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16110

Palabras clave:

Arqueologia pré-colonial. Humaitá. Indústria Lítica. Paraná. Umbu.

Resumen

O presente artigo analisa o material lítico resgatado no Sítio Arqueológico Sapucaia 4, localizado no município de Iguatu, na divisa com os municípios de Braganey e Corbélia, no estado do Paraná. A coleção consiste em 373 peças, desde lascas até ferramentas, sendo que a maioria do material foi encontrado em superfície. A partir da análise estilística das peças, se buscou relacionar as suas características com dados referentes à tecnologia lítica presente na literatura acerca da ocupação humana pretérita da região. Conclui-se que apesar de não ser possível precisar à qual tradição lítica o material pertence, as peças podem ser testemunhas de reocupações humanas de grupos diversos, ou que o referido sítio tenha sido ocupado por um mesmo grupo, mas tenha desempenhado uma funcionalidade específica.

Biografía del autor/a

Jardel Stenio de Araujo Barbosa, Universidade Autônoma de Lisboa - UAL

Doutorando em Patrimônio, Tecnologia e Território (Especialidade em Arqueologia) - Universidade Autónoma de Lisboa (UAL/PT). Mestre em Ciência e Tecnologia Marinha - UNEATLANTICO (Cantábria, Espanha). Bacharel em Arqueologia e Especialista em Arqueologia Náutica e Subaquática (IPT/PT). Pós-Graduado em Análise de Ambientes Aquáticos e Continentais (UNIARA). Coordenador de pesquisa científica da Arqueologística e Membro do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra (CGEO). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1184-9037.

Paula Rocha Marino de Araujo, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá – PR/BR Pós-Graduação em Arqueologia (Clareatino) Pós-Graduação em Geoprocessamento e Análise Ambiental (UFPA) Sócio Gestora da Arqueologistica –Consultoria Arqueológica Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5678-0622. 

Ânderson Marcelo Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, (UFSC). É graduado e mestre em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Tem experiência na área da arqueologia em estudos arqueológicos preventivos. 

Publicado

2024-10-16

Cómo citar

Barbosa, J. S. de A., Araujo, P. R. M. de, & Schmitt, Ânderson M. (2024). ASPECTOS DA INDÚSTRIA PRÉ-COLONIAL DO OESTE PARANAENSE: UMA ANÁLISE DO MATERIAL DO SÍTIO SAPUCAIA 4 (IGUATU, PR, BRASIL). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2577–2595. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16110