EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA AGENDA 2030: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Elisângela de Azevedo Silva Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15856

Palabras clave:

Alfabetização científica. Educação ambiental. Educação Básica.

Resumen

Esse artigo buscou relatar as atividades de Educação Ambiental (EA), subsidiado na Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 3, meta 3.3 e ODS 4, 4.7) realizado nas turmas do 5° e no 7°ano do ensino fundamental, no período de 2022 a 2024, no ensino de Geografia no Cap-UFU. Foi utilizada a metodologia de ensino por projetos em que os estudantes agem com autonomia, desenvolvendo habilidades na resolução de problemas interdisciplinares, utilizando os conceitos aprendidos na teoria e relacionando-os à prática. Concluiu-se que o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental demanda um planejamento bem estruturado no decorrer do seu percurso. As experiências foram consideradas exitosas visto que alfabetização científica tem sido uma estratégia capaz de auxiliar na formação dos estudantes na metodologia de resolução do problema do aumento do número de casos das doenças causadas pela (ODS 3, meta 3.3) promovendo uma educação de qualidade (ODS 4, meta 4.7).

Biografía del autor/a

Elisângela de Azevedo Silva Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado, professora de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

2024-10-01

Cómo citar

Rodrigues, E. de A. S. (2024). EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA AGENDA 2030: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 01–13. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15856