A PSICOMOTRICIDADE COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15213

Palabras clave:

Criança. Desenvolvimento psicomotor. Educação psicomotora.

Resumen

A criança ao se relacionar com o meio ambiente sente vontades, sentimentos e necessidades que são somadas à medida que o adulto lhe proporciona condições de explorar tudo o que a cerca, agindo de acordo com seu interesse. Essa conquista de espaço por parte da criança lhe dará suporte para um melhor conhecimento de seu corpo, de suas habilidades de movimento. Toda essa estimulação além de possibilitar uma adaptação motora favorece também o trabalho de um real desenvolvimento psicomotor. Dada a importância da ação psicomotora sobre a organização da personalidade da criança, é indispensável ao trabalho educativo que venha promover um melhor desenvolvimento de suas potencialidades, levando-se em conta os objetivos propostos e as atividades relativas à idade que melhor convir com suas características. O presente ensaio apresenta uma breve abordagem sobre a psicomotricidade e educação psicomotora como aliada do processo de alfabetização.

Biografía del autor/a

Paloma Mariane Silva, Christian Business School

Mestranda em Educação pela Christian Business School.  Pedagogia com habilitação em supervisão escolar em 2007 pela Faculdade São Lourenço. Professora da rede estadual e municipal de MG.

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

PhD in biology From UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Publicado

2024-08-14

Cómo citar

Silva, P. M., & Coutinho, D. J. G. (2024). A PSICOMOTRICIDADE COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 1615–1630. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15213